Açude Germinal volta a sangrar em Palmácia; 13 reservatórios estão com volume morto

49 açudes monitorados pela Cogerh estão com volume abaixo de 30%

19:06 | Fev. 16, 2024

Por: Alexia Vieira
Açude Germinal foi o primeiro a sangrar em 2024 (foto: aurélio alves)

O açude Germinal, localizado no município de Palmácia, próximo a Pacoti, voltou a atingir 100% da capacidade nesta sexta-feira, 16, conforme dados do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). Considerado de pequeno porte, o reservatório tem capacidade para armazenar 2.107 hm³.

Em 2024, o Germinal foi o único açude que chegou a sangrar. Entre os reservatórios monitorados pela Cogerh, apenas mais um está com mais de 90% da capacidade: Caldeirões, em Saboeiro. Caldeirões é ainda menor que o Germinal, comportando até 1.243 hm³ de água.

Outros 49 açudes estão com volume abaixo de 30%. Entre eles, 13 registram volume morto: Barra Velha, Bonito, Broco, Canafístula, Colina, Cupim, Do Batalhão, Favelas, Monsenhor Tabosa, Penedo, Pompeu Sobrinho, Potiretama e Trici.

Ceará deve receber quantidade máxima de água do Rio São Francisco

Diante do prognóstico de seca para 2024, o Ceará receberá a quantidade máxima de água disponível através da Transposição do Rio São Francisco. A liberação ocorre a partir desta sexta-feira, 16, com vazão de 6,5 metros cúbicos por segundo.