Internos de unidade prisional em Pacatuba recebem curso de jardinagem

Formação tem momentos teóricos e práticos e toca em diversos assuntos, da compostagem ao preparo de vasos e canteiros. Projeto de extensão da UFC dá apoio

12:01 | Nov. 23, 2024

Por: Mateus Brisa
1ª aula do curso debateu legislações ambientais e serviços ecossistêmicos das plantas (foto: Reprodução/Sema/SAP)

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), ministra um curso de jardinagem para internos da Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Com carga horária de 100 horas/aula, a formação começou nessa quinta-feira, 21. Em momentos teóricos e práticos, são deliberados diversos assuntos, como solo, compostagem, multiplicação vegetativa, arborização urbana, pragas e doenças, podas, plantio e preparo de vasos e canteiros.

Objetivo é produzir mudas

A primeira aula debateu legislações ambientais, serviços ecossistêmicos das plantas e a função das ferramentas usadas para o plantio e a manutenção de jardins e viveiros de mudas. Momento foi ministrado por Christopher Morais e Marina Botelho, técnicos da Célula de Políticas de Flora da Sema.

Segundo Christopher, o objetivo do curso é “que [os internos] produzam mudas medicinais, frutíferas e ornamentais para uso na Unidade, doação e plantios nas comunidades do entorno”.

“Essa é uma oportunidade de ressocialização, para que os internos tenham qualificação profissional e protejam o meio ambiente”, complementou.

O curso de jardinagem recebe apoio do Grupo de Extensão e Pesquisa em Silvicultura (GEPS) da Universidade Federal do Ceará (UFC).