Urubu pousa em homem durante voo de parapente em Pacatuba, no Ceará
O registro ocorreu próximo a Serra de Aratanha nesta semana. Urubu e homem envolvidos passam bem
13:47 | Jun. 09, 2022
O instrutor de mergulho e kitesurfe, Ricardo Guimarães, registrou o momento em que um urubu pousou nele durante voo de parapente em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará. A cena inusitada foi divulgada por ele nas redes sociais nessa terça-feira, 7. A ave é criada por um amigo de Ricardo, mas o homem não esperava que ela fosse realizar a ação.
Ricardo conta que ela já havia voado outras vezes com Urú, mas esta foi a primeira vez em que o urubu pousou nele. Incialmente, a ave aterrissou nas costas do instrutor e, em seguida, ficou posicionado nas pernas dele. O registro ocorreu próximo a Serra de Aratanha nesta semana.
Urú foi salvo ainda pequeno por Israel Mendes, o Pacaroots. Ambientalista e também piloto de parapente, ele adotou a ave depois de que ela foi resgatada pelo Instituto Pró Silvestre. O urubu foi encontrado quando tinha uma semana de vida por um morador de Fortaleza, no Parque do Cocó.
O animal não tinha como se adaptar à natureza, visto que as autoridades não conseguiram identificar o ninho ao qual ele pertencia e precisava ser adotado. Ao G1, Israel contou que sempre sonhou em adotar uma ave planadora e viu em Urú a oportunidade de ter seu desejo realizado.
"Sanjay (Veiga, biólogo) entrou em contato e eu disse que queria adotá-lo. Quando ele contou a história do Urú, eu até me arrepiei, me emocionei bastante", revelou à reportagem.
As aventuras de Urú e Israel são compartilhadas em um perfil no Instagram que conta com mais de 10 mil seguidores. Vídeos e fotografias fazem parte da divulgação da rotina que os dois possuem. Ele costuma acompanhar outros aventureiros que buscam adrenalina nos voos de parapente orientados pelo seu tutor.