Dois homens são presos e drogas e armas são apreendidas em Pacatuba
As prisões e apreensões ocorerram em um conjunto habitacional no município nesta terça-feira, 10. Foi a primeira ação da Operação Domus na cidadeDois homens foram presos em flagrante e drogas e armas foram apreendidas durante a Operação Domus, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na manhã e início da tarde de terça-feira, 10. Com José Weslei Leite de Sousa, 22, foram encontrados maconha e cocaína, uma faca, um celular, balança de precisão, espingarda artesanal calibre 12 e uma réplica de fuzil. A prisão dele levou até Rafael Ferrari Correa, 29, com antecedentes por tráfico de drogas. Com ele, a Polícia apreendeu um revólver calibre 38.
A sétima edição da operação foi a primeira a ser deflagrada em um município da RMF e ocorreu num conjunto habitacional, o Residencial Orgulho do Ceará II, na cidade. A ação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) vistoriou ainda 83 blocos do residencial, com a identificação de extintores danificados e ausência de iluminação de emergência.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA MAIS| Polícia realiza operação no Conjunto Habitacional Alameda das Palmeiras
Operação combate ameaças recebidas por moradores no José Walter
Como parte dos trabalhos integrados, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) realizou 11 fiscalizações para verificar a situação de apenados que moram no residencial. Com apoio das forças de segurança do Estado, a Enel Distribuição Ceará realizou 66 abordagens e constatou 30 irregularidades por desvio na caixa de medição. Ainda foram realizados três procedimentos por furto de energia. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Pacatuba recolheu um veículo por irregularidades.
Sob condução da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e direcionada por pesquisas científicas realizadas pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS, a edição ainda resultou em 83 blocos vistoriados realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), com a identificação de irregularidades como extintores danificados e ausência de iluminação de emergência.
Operação Domus
A operação tem por finalidade detectar irregularidades relacionadas a ameaças recebidas por moradores, furto de energia, pessoas com mandado de prisão em aberto e outras situações encontradas durante a ação, como construções irregulares em áreas comuns dos moradores.
Domus é um termo em latim que significa domicílio. Com isso, a Operação Domus, deflagrada pela SSPDS, busca manter a sensação de acolhimento e bem-estar em conjuntos habitacionais.