Orós: confira imagens do açude que voltou a sangrar após 14 anos

Barragem, segunda maior do Ceará, não registrava sangria desde 2011 e nos últimos 20 anos teve somente três episódios de vazão

17:08 | Abr. 27, 2025

Por: Gabriela Almeida
Orós, Ceará, BR 27.04.25 Açude Orós começa a sangrar após 14 anos (Foto: Anderson Oliveira / Especial Para O POVO) (foto: Anderson Oliveira / Especial Para O POVO)

Localizado no município de mesmo nome, na microrregião de Iguatu, o açude Orós voltou a sangrar nesse sábado, 26. A barragem, segunda maior do Ceará, não registrava sangria desde 2011- há 14 anos. 

Leia também: Rompimento da barragem do açude Orós completa 65 anos

Fenômeno aconteceu por volta das 22h20min e foi registrado por moradores da região, que esperavam o acontecimento nas proximidades das águas. Há pelo menos um mês, os oroenses viviam a expectativa da vazão acontecer. 

A sangria foi anunciada pela prefeitura da cidade nas redes sociais. “O Orós é festa, vida e esperança! Hoje o nosso gigante sangra, enchendo de alegria os corações do nosso povo. É o presente da natureza abençoando a nossa terra com água, fartura e renovação. Viva o Açude Orós! Viva essa benção, que se espalha em cada canto da nossa História!”, apontou o órgão público em publicação.

Nos últimos 20 anos, o açude registrou somente três episódios de sangria: em 2008, 2009 e 2011, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Confira imagens do açude sangrando: