Mostra internacional discute candidatura da Chapada do Araripe a patrimônio da humanidade
Evento ocorre entre 3 e 5 de junho, em Nova Olinda. Pelo menos 40 atrações foram convidadas para as atividadesA candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade será o tema de uma Mostra Internacional que ocorre nos próximos dias 3, 4 e 5 de junho, em Nova Olinda, na Região do Cariri. Organizado pela Fundação Casa Grande Memorial do Homem Cariri, o evento reunirá representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), membros da sociedade civil local e conferencistas da Argentina, Peru e Portugal.
A programação inclui palestras, redes de colaboração, celebrações e oficinas. Todo o material produzido durante o evento servirá para traçar as diretrizes da candidatura da Chapada ao reconhecimento pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com o fundador da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins, a Mostra também tem como objetivo fortalecer o envolvimento de instituições sociais no projeto, a exemplo da Federação do Comércio (Fecomércio), Serviço Social do Comércio (SESC), Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, Geopark Araripe e a Universidade Regional do Cariri (Urca), que já participam das discussões.
Nos três dias de programação, haverá cinco ciclos de palestras (nacionais e internacionais), cinco ciclos de redes (regionais), três oficinas e sete celebrações musicais e artísticas. No total, 40 atrações foram convidadas para as atividades do evento. A mostra será realizada de forma presencial e será transmitida, ao vivo, pela página do YouTube da TV Casa Grande. Para participar, é necessário realizar inscrição online.
A campanha da Chapada do Araripe a Patrimônio da Humanidade vem sendo discutido desde agosto de 2019, quando foi realizado o I Seminário Internacional sobre o tema, em Juazeiro do Norte. À época, o evento reuniu palestrantes internacionais e nacionais, representantes de diversas instituições, agentes culturais da região e mestres da cultura popular.