Incêndio atinge área de mata em Mombaça há três dias seguidos
Bombeiros tentam controlar as chamas desde o último domingo e enfrentam dificuldades para acessar a área do fogoUm incêndio de médias proporções atinge parte da Serra dos Canzuins, no município de Mombaça, Região Centro-Sul do Ceará, há pelo menos três dias consecutivos. O fogo tem se espalhado por pontos de difícil acesso, com vales e relevos acidentados, situação que dificulta a ação do Corpo de Bombeiros Militar. (CBM)
A corporação se deslocou ao local onde foram registradas as primeiras chamas ainda no último domingo. A equipe conta com o apoio voluntário de alguns moradores da região, que trabalham para impedir que o fogo alcance residências próximas da área.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Iguatu, tenente-coronel Nijair Araújo, afirma que ainda não foi possível fazer um diagnóstico sobre a causa do incêndio. Segundo ele, no momento, os agentes concentram esforços para debelar as chamas e impedir que o fogo se alastre com maior velocidade a outras áreas da mata. A ação é capitaneada pelo quartel do CBM de Tauá, distante a cerca de 90 km do local do incêndio.
Com o fim do período de pós-estação chuvosa, que se estende de junho a julho, o Ceará fica sob risco maior de ocorrências de incêndios florestais, como acontece tradicionalmente no Estado nesta época do ano. A falta de chuva e a ação humana, principalmente no campo, são complicadores para as queimadas em regiões de mata.
O maior número de incêndios costuma ser registrado em setembro, quando as temperaturas costumam atingir níveis máximos e a umidade relativa do ar vai cai consideravelmente. Segundo relatório recente apresentado pelo Corpo de Bombeiros do Ceará, pelo menos 70% do território estadual apresenta "risco alto ou muito alto" para a ocorrência de queimadas.