Açude São Pedro Timbaúba é o segundo a sangrar no Ceará em 2024

Este é o segundo reservatório cearense que atinge 100% da sua capacidade, o primeiro foi o açude Germinal, em Palmácia

14:58 | Fev. 28, 2024

Por: Gabriela Monteiro
Imagem de apoio ilustrativo. A Bacia do Banabuiú está entre as 12 regiões hidrográficas contempladas com os planos de recursos hídricos (foto: FCO FONTENELE)

Com 15,768 hectômetros cúbicos (hm³) de capacidade, o açude São Pedro Timbaúba, em Miraíma, atingiu a sangria nesta quarta-feira, 28. Conforme o portal hidrológico do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), este é o segundo reservatório a chegar a 100% da sua capacidade em 2024. O primeiro foi o açude Germinal, em Palmácia, no Maciço de Baturité.

Atualmente, sete reservatórios cearenses estão com volume acima de 90% da capacidade. São eles: Acaraú Mirim, Arrebita e São Vicente, que pertencem à bacia do Acaraú; Caldeirões, na bacia do Alto Jaguaribe; Curral Velho, na Bacia do Banabuiú; e Cauhipe e Gavião, na bacia Metropolitana.

Ainda conforme a Cogerh, 45 açudes monitorados estão com sua capacidade abaixo dos 30%. 

Ceará tem dia mais chuvoso do ano

O penúltimo dia de fevereiro foi o dia mais chuvoso do Ceará. Com média diária de 41,2 mm, as chuvas registradas entre as 7 horas da manhã dessa terça-feira, 27, e as 7 horas da manhã desta quarta-feira, 28, banharam 180 dos 184 municípios cearenses, com o maior acumulado registrado em São Gonçalo do Amarante, com 189 mm.