MPCE orienta reduzir custos de festa com Taty Girl e Felipe Amorim
O Ministério Público recomendou que a Prefeitura revise os contratos firmados ou cancele alguma das atrações já contratadas; entre elas estão Felipe Amorim e Taty Girl
10:34 | Ago. 11, 2024
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) orientou, nessa sexta-feira, 9, que a Prefeitura de Mauriti reduza os gastos excessivos para contratar artistas para o Festeja Mauriti 2024.
A festa que comemora a emancipação política do município está prevista para acontecer em 25 e 26 de agosto e as quatro atrações já contratadas somam quase R$ 950 mil. O cantor Felipe Amorim está contratado para a festa, bem como Iguinho e Lulinha, Taty Girl e Rey Vaqueiro.
LEIA TAMBÉM | Shows de prefeituras viram alvo do Ministério Público no Ceará
Os gastos com a estrutura necessária para a festa, que inclui segurança, sonorização, limpeza, montagem do palco, iluminação e saúde emergencial, ainda não foram contabilizados. Por isso, a Promotoria de Justiça de Mauriti orientou a substituição dos artistas por outros com menor custo.
Festeja Mauriti 2024: quanto custou cada atração?
- Felipe Amorim - R$ 350 mil
- Iguinho e Lulinha - R$ 280 mil
- Taty Girl - R$ 200 mil
- Rey Vaqueiro - R$ 120 mil
Valor das atrações supera em 137,5% o valor gasto em 2023
O orçamento atual das atrações supera em cerca de 137,5% o orçamento do ano anterior para os artistas, que totalizou R$ 400 mil. Além disso, a quantia representa quase toda a soma do orçamento anual do município para a pasta de Cultura.
A Promotoria de Justiça de Mauriti afirmou em nota que não pretende limitar as atividades de fomento ao lazer, ao entretenimento e à cultura, mas reforçou que o montante destina quase todos os recursos destinados à cultura para um único evento anual de duas noites.
O MP recomendou que a Prefeitura revise os contratos firmados ou cancele alguma das atrações já contratadas. Isso pode incluir a contratação de artistas locais ou artistas com menor valor de mercado.
Também foi solicitada a publicação dos contratos relacionados à sonorização, limpeza, montagem do palco e saúde emergencial para o evento no Portal da Transparência, além da conclusão da licitação para contratar a empresa de segurança privada para a festa.