Festa de Nossa Senhora da Penha em Maranguape completa 175 anos; veja programação
A festa da padroeira da Cidade acontece até 8 de setembroAté o dia 8 de setembro de 2024, em Maranguape, acontece a tradicional festa da Paróquia Nossa Senhora da Penha, padroeira da Cidade, localizada da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Com o tema "175 anos no colo e braços da Mãe da Penha" e lema "No caminho da fidelidade e perseverança", o evento comemora o Jubileu de 175 anos da Paróquia, completados no último dia 4 de agosto.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A Paróquia organizou, no dia 29 de agosto, a tradicional procissão das velas, que abriu as comemorações. A programação do evento conta com novenas, adoração santíssima e santa missa, que acontecem diariamente. No dia 8 de setembro, às 6h, tem início uma caminhada, que sai da Paróquia e tem como destino o Horto da Penha.
LEIA TAMBÉM: Romaria de Nossa Senhora das Dores em Juazeiro do Norte começa neste sábado, 31
“É uma festa com júbilo e profunda gratidão no coração dos fieis católicos que conhecem e amam sua história e caminhada no "Colo e nos Braços" da Mãe da Penha”, disse o pároco José Eufrásio.
De acordo com Dadynha Saturnino, que acompanha as celebrações, os fieis estão vivendo um tempo de muita graça. Ela conta que alcançou uma graça na cura de um câncer de linfoma. “No ano de 2019, pela intercessão de Nossa Senhora da Penha, e do meu saudoso monsenhor Mauro, que foi pároco aqui de Maranguape, eu alcancei a graça de subir os 412 degraus do Horto depois de ter passado por um processo de quimioterapia, e de radioterapia", conta Dadynha. Foi no dia 8 de setembro de 2019 que ela, mesmo com os efeitos colaterais do tratamento, que a limitavam fisicamente, conseguiu subir os degraus do Horto.
Junto com a programação eclesiástica, os fiéis podem aproveitar a venda de comidas nas barracas, leilões online e presenciais, bingos, feijoada, lojinha de artigos religiosos, entre outras atividades que marcam o calendário do evento.
Programação Festa Nossa Senhora da Penha
03/09 (terça): 5ª Novena e Santa Missa com o padre João Paulo Nascimento, filho da terra;
04/09 (quarta): 6ª Novena e Santa Missa, com o dom José Aparecido Antonio Tosi Marques, arcebispo Emérito da Arquidiocese de Fortaleza;
05/09 (quinta): 7ª Novena e Santa Missa, com o padre Francisco, da Paróquia de Acaracuzinho, em Maracanaú;
06/09 (sexta): 8ª Novena e Santa Missa, com o dom Valdemir Vicente (Diocese de Juazeiro, da Bahia) e Adoração ao Santíssimo Sacramento, com o padre Vicente, da Paróquia de Salette (Bela Vista, em Fortaleza);
07/09 (sábado): 9ª Novena e Santa Missa, com o padre Adair Abreu, da Paróquia do Imaculado Coração de Maria (Henrique Jorge, em Fortaleza). 2º Leilão presencial;
08/09 (domingo): Dia de Nossa Senhora da Penha:
-Caminhada matinal para o Horto de Nossa Senhora da Penha, no Novo Maranguape, com a realização de Santa Missa;
-Santa Missa Solene (matinal), na Igreja Matriz, com o padre José Eudasio e vigários paroquiais padre Ivan Araújo e padre Diego Felix;
-Santa Missa de encerramento, procissão e derrubamento da bandeira (noite), com o padre José Eudasio e vigários paroquiais padre Ivan Araújo e padre Diego Felix e dom Gregório Ben Lâmed Paixão, Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza.
Leia mais
-
Romaria de Nossa Senhora das Dores em Juazeiro do Norte começa neste sábado, 31
-
Juazeiro do Norte inicia romaria de aniversário de morte de padre Cícero
-
Fiéis lotam celebrações no encerramento da Romaria de Candeias em Juazeiro do Norte
-
Romaria de Candeias deve atrair 300 mil fiéis a Juazeiro do Norte, no Cariri