População agride vereador de Maranguape que denunciou irregularidades de servidores temporários

Cerca de 900 pessoas foram desligadas das funções após constatação de irregularidades pelo Ministério Público do Ceará

10:48 | Set. 01, 2023

Por: Taynara Lima
Manifestantes invadiram a Câmara Municipal de Maranguape, e o vereador Neto Girão foi agredido (foto: Redes Sociais)

O vereador Neto Girão foi agredido por manifestantes, nessa quinta-feira, 31, na Câmara Municipal de Maranguape, após a demissão de cerca de 900 pessoas. Os servidores foram denunciados por irregularidades. 

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver o momento em que os manifestantes causam tumulto e confusão após invadirem a Câmara Municipal. O registro também mostra duas pessoas agredindo Neto Girão, que, em seguida, é retirado do local.

O caso teria ocorrido devido a uma denúncia feita pelo vereador ao Ministério Público do Ceará (MPCE) sobre supostas irregularidades em uma contratação realizada pelo Instituto Nacional de Gestão, Educação, Tecnologia (Ingeti).

O MPCE constatou que a lista de pessoas que atuavam na empresa como bolsistas pelo Programa Qualifica era “coincidentemente” igual à lista de servidores temporários da Prefeitura em dezembro de 2022. Em julho deste ano, o Ministério Público recomendou que o contrato com o Ingeti fosse suspenso.

Os direitos laborais básicos dos contratos não estariam sendo garantidos pelo fato de eles continuarem exercendo as funções de servidores temporários, mas sem a cobertura previdenciária devido ao novo vínculo.

A Prefeitura de Maranguape também deverá informar o valor empenhado, liquidado e pago ao Ingeti, uma lista com os nomes dos servidores temporários de dezembro de 2022, das pessoas selecionadas para o “Programa Qualifica” e a relação atual dos servidores temporários do município, além de outras informações.

Pelas redes sociais, Neto Girão lamentou o ocorrido e afirmou que a verdade “sempre vem à tona”.

“Hoje, o que aconteceu foi um fato muito triste [...] Aquela agressão que aconteceu à Casa do Povo, agressão à minha pessoa, incitada pelo Governo Municipal. Isso não pode acontecer, a violência nunca é o caminho. Tenham a certeza de que a verdade sempre vem à tona e vamos saber quem realmente está trabalhando pelo povo”, afirmou.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o vereador registrou um Boletim de Ocorrência na manhã desta sexta-feira, 1.

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) investiga as circunstâncias da ocorrência de lesão corporal dolosa que foi registrada e a Delegacia Metropolitana de Maranguape está responsável pelas investigações.