Número de açudes sangrando no Ceará dobra em duas semanas e chega a 20
Um dos mais recente a sangrar foi o Itapebussu, no município de Maranguape, distante 30 km de Fortaleza
12:10 | Abr. 18, 2018
Autor Matheus Facundo
Tipo
Notícia
Matheus Facundo
Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Sangria do Maranguapinho:
[VIDEO2]
Em menos de duas semanas a quantidade de açudes sangrando dobrou no Ceará. Nesta quarta-feira, 18, de acordo com dados da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh), este número chegou a 20. No último dia 4 de abril, eram 10 os reservatórios com capacidade hídrica em 100%. Um dos mais recente a sangrar foi o Itapebussu, no município de Maranguape, distante 30 km de Fortaleza. No mesmo município, o Maranguapinho vem sangrando há mais tempo.
Sangria do Itapebussu:
[VIDEO1]
[SAIBAMAIS]O reservatório São Pedro Timbaúba, em Miraíma, na bacia do Litoral, atingiu sua máxima nesta terça-feira, 18, assim com o São José I, da bacia do Banabuiú, em Boa Viagem. O açude Gameleira, em Itapipoca, também no Litoral, teve sangria recente, acontecendo nesta segunda-feira, 16.
Atualmente sangram os açudes Acaraú Mirim, Angicos, Barragem do Batalhão, Caldeirões, Cocó, Colina, Diamantino II, Gameleira, Germinal, Itapajé, Itapebussu, Itaúna, Maranguapinho, Quandú,S. Pedro Timbaúba, São José I, São Vicente, Tijuquinha,Tucunduba e Várzea da Volta.
A Cogerh registrou aportes em 85 açudes nesta terça-feira, 17, com destaque para o Acarape do Meio, Angicos, Aracoiaba, Araras, Ayres de Sousa, Banabuiú, Castanhão, Caxitoré, Edson Queiroz, Figueiredo, Frios, Jaburu I, Orós, Pedras Brancas e Pentecoste. Com o ganho, os açudes Barra Velha e Forquilha deixaram o volume morto. O volume médio dos 155 açudes monitorados é de 14,6%.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente