Maracanaú tem a maior meta de redução de homicídios do Estado

Maracanaú tem a maior meta de redução de homicídios do Estado

SSPDS estabeleceu que o município da Região Metropolitana de Fortaleza terá de reduzir em 17,9% em março e abril. Meta da Capital é de 10,3% e do Estado, 11,2%

Maracanaú, município da Região Metropolitana de Fortaleza, deverá reduzir em 17,9% o número de assassinatos nos próximos meses de março e abril. É o maior percentual estabelecido pelo Sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp) em todo o Estado.

A informação consta em portaria publicada na sexta-feira, 28, no Diário Oficial do Estado (DOE). Na mesma edição, o governador Elmano de Freitas (PT) sancionou o texto do Misp, após ter sido aprovado nessa quinta-feira, 27, pela Assembleia Legislativa do Estado (Alece).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Além dos homicídios, o Misp prevê pagamento em dinheiro aos agentes de segurança em caso de redução de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) e em caso de aumentos nos índices de Prevenção e Salvamento (IPS) e de Laudos Produzidos (ILP) — estes dois últimos referentes, respectivamente, ao Corpo de Bombeiros (CBMCE) e à Perícia Forense (Pefoce).

Conforme a portaria publicada no DOE, Fortaleza precisará reduzir em 10,3% o número de homicídios nos dois próximos meses — a comparação se dará em relação a março e abril de 2024.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, a meta estabelecida foi de 16,1%, enquanto na Região Norte, 11,6%. Já na Região Sul, a meta é uma queda de 4,1%. Em todo o Estado, a meta é reduzir em 11,2% o número de CVLIs.

Além das macrorregiões, a SSPDS estipulou metas para as 25 Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Estado. Essas áreas foram divididas em quatro grupos. No primeiro grupo, estão sete AIS, que, em média, precisarão reduzir os homicídios em 16,5%. É neste grupo que está a AIS 12, a qual é composta, exclusivamente, por Maracanaú.

Também está nesse grupo Caucaia, a AIS 11, cuja redução estabelecida foi de 16,4%. No 2º grupo, estão outras seis AIS, que deverão reduzir os homicídios em 11,7%. As seis AIS do 3º grupo deverão ter redução média de 7,8%, enquanto as seis AIS do 4º grupo deverão, pelo menos, manter os mesmos números de homicídios de 2024.

Veja abaixo as metas estipuladas para cada região do Estado. Quadro de Metas de Redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) por AIS: 

Anualmente, a SSPDS realizará solenidade para outorga de condecoração à Região Integrada de Segurança que obtiver o melhor resultado no cumprimento das metas durante o exercício, bem como às Áreas Integradas de Segurança com os 3 (três) melhores resultados no mesmo período.

Para ver as metas para os roubos e para os IPSs e ILPs, : Clique aqui para baixar o PDF.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar