Mestres da Cultura do Ceará recebem título de Notório Saber em Cultura Popular

Os títulos foram concedidos pela Universidade Estadual do Ceará (Uece)

21:05 | Nov. 25, 2016

NULL (foto: )

[FOTO1] 

Todos os Mestres da Cultura do Ceará receberam na tarde desta sexta-feira, 25, em Limoeiro do Norte, o título de Notório Saber em Cultura Popular, durante o X Encontro Mestres do Mundo. Os títulos foram concedidos pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), com apoio da Secretaria da Cultura (Secult) e entregues pelo reitor Jackson Sampaio, em sessão solene que contou com a participação do secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba.


A emoção tomou conta dos mestres, reunidos no auditório da Fafidam/Uece para a solenidade, sem esconder a ansiedade. Um momento diferenciado e de grande simbologia, com a entrega pela primeira vez do Título de Notório Saber em Cultura Popular. Artistas, artesãos e sábios tão diversos quanto o mestre Aldenir do reisado, o mestre Bigode do maneiro pau, o mestre Totonho Luthier de rabecas, o mestre Zé Pio do reisado e o mestre Doca, de reisado do Congo. Também estiveram presentes mestre Dina, vaqueira de Canindé; Maria do Horto, dos benditos de Juazeiro do Norte; Cacique Venâncio e Cacique Pequena (das tradições indígenas); o vaqueiro e aboiador, de Acopiara, Pedro Coelho; Dona Maria do Carmo, do Pastoril, de Paracuru.


O secretário da Cultura não escondeu a emoção para falar sobre solenidade. Segundo Piúba, os mestres mantêm vivos os saberes dos tempos e o tempo do futuro. "Meu coração dá pulos dentro de mim pelo dia de hoje. Essa universidade, esse lugar no mundo, esse dia. Nós todos que estamos aqui temos um sentido e um sentimento pra estar aqui", disse Piúba.


"Os senhores e as senhoras mestras são cultivadores dos vários conceitos de cultura: da cultura como arte, como civilização, como modo de vida na sociedade. Mas tem um conceito que pra nós é muito rico e valioso: a cultura como um saber fazer comum. Como um saber comunitário, solidário, como solidariedade", completou.