Chacina em Limoeiro do Norte, nesta madrugada, deixa 4 pessoas mortas e uma lesionada

A quinta chacina no Estado foi registrada na madrugada deste domingo, 14

Uma chacina foi registrada na madrugada deste domingo, 14, no Sítio Canafístula, zona rural de Limoeiro do Norte. Quatro homens foram mortos dentro de uma residência durante ação criminosa. Uma mulher, que está grávida, foi lesionada a bala e socorrida em uma unidade de saúde. Essa ocorrência soma a quinta chacina de 2024.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS), somente uma vítima foi identificada formalmente. Ainda de acordo com a pasta, ela tinha 23 anos e possuía passagem pela polícia por porte ilegal de arma de fogo.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A SSPDS também informou que foram acionados para a ocorrência equipes das Delegacias Regionais de Russas e Quixadá da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio de composições do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi), da Força Tática (FT), da Assessoria de Inteligência (Asint) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) das cidades circunvizinhas a Limoeiro do Norte. 

O governador Elmano de Freitas se manifestou por meio das redes sociais sobre o chacina desta madrugada: "Informo o reforço nas buscas dos criminosos que praticaram um grave caso de violência em Limoeiro do Norte, assim como ocorrências de violência ocorridas em Itarema".

Elmano de Freitas informou que Roberto Sá, secretário da SSPDS, acompanha pessoalmente os casos. 

"Lamento muito pelas vidas perdidas, mas reforço que nossas forças de segurança irão para cima desses criminosos e prenderão todos os envolvidos, um a um", afirma o governador Elmano de Freitas. 

No dia 17 de fevereiro foram registradas duas chacinas. A primeira ocorrência aconteceu em um sítio localizado em Urucutuba, em Caucaia. Na ação criminosa, quatro mulheres foram assassinadas. Conforme O POVO apurou na época, a matança foi praticada pela facção criminosa Guardiões do Estado (GDE). A informação da autoria do crime foi dada por um sobrevivente da chacina durante um depoimento para a PC-CE.

Ainda no mesmo dia 17 de fevereiro, outra ocorrência de chacina foi registrada. Dessa vez, em Aracoiaba. A motivação do crime que deixou quatro vítimas teria sido uma vingança em decorrência de uma tentativa de homicídio contra membro de facção criminosa do município de Baturité.

As quatro pessoas vitimadas foram: o secretário municipal de Obras Públicas e Mobilidade Urbana; Kennedy Guedes da Silva; empresário conhecido como “Pequim” e dono do sítio onde aconteceu o crime; Antônio Péricles Monteiro; sobrinho de Péricles, João Pedro Ricardo; e o genro do vice-prefeito de Aracoiaba, Helder Paz, Mateus da Silva Bezerra. Eles tinham 36, 48, 24 e 25 anos, respectivamente.

A terceira chacina aconteceu no dia 2 de março, em Cascavel. Quatro pessoas foram mortas dentro de um imóvel. Na época, a SSPDS informou que vítimas, todos homens, foram mortas na localidade de Guanacés.

No último 20 de junho, em Viçosa do Ceará, foi registrada a quarta chacina. Na ação criminosa, oito pessoas foram mortas na praça Clóvis Beviláqua. Antes de serem mortas, as vítimas foram enfileiradas e tiveram que colocar as mãos na cabeça.

Na matança em Viçosa, morreram: Ana Caroline de Sousa Rocha, de 23 anos, Júlio Félix Rodrigues, de 24 anos, André Madeira Olivindo Júnior, de 21 anos, Francisco Luan Brito da Silva, de 26 anos, Geovane de Amorim Silva, 18 anos, Ingrid Ivine de Souza Rocha, de 16 anos, Isamara de Sousa Rodrigues, de 25 anos e Ádrian Matheus Brito dos Santos, de 23 anos.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar