Gato é resgatado após ficar preso em calha de água em Limoeiro do Norte

Filhote foi adotado pela família da casa onde foi encontrado. Somente em 2023, 11 mil animais foram resgatados em todo o Estado

12:55 | Jan. 07, 2024

Por: Lara Vieira
Após resgate, o filhote ganhou um banho e um novo lar (foto: CBM-CE/Reprodução )

Um gato foi resgatado após ficar preso em uma calha de água pluvial em Limoeiro do Norte, no Cariri. O caso foi registrado na manhã deste domingo, por volta das 9h30min. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), o felino foi resgatado sem ferimentos, “apenas molhado”.

O gato estava preso em uma calha de água na Rua Padre Joaquim de Menezes. Segundo o 3º sargento Ricardo Mota de Sousa, que comandou socorro, “a mãe desse filhote de gato pariu no telhado e ele caiu na calha”.

Após avaliar a situação, a guarnição optou pela técnica de alagamento da calha. Em questão de minutos, o gato foi resgatado com total integridade.

Além do banho, o gato ganhou um lar. Isso porque, após o resgate, os proprietários da casa em que o animal foi encontrado ficaram responsáveis por cuidar dele.

Animais resgatados em 2023

Durante o ano de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou 11 mil animais em todo o Estado. O número representa um aumento de 13,75% em relação ao ano anterior, quando foram resgatados 9,6 mil bichos.

Os animais resgatados estavam em diversas situações de risco, como em locais perigosos, em meio a incêndios ou abandonados. As espécies mais resgatadas foram serpentes, felinos, cães, iguanas e cassacos.

Por fim, os 11 mil animais resgatados de 2023 superam os resgates de todos os anos anteriores. Em 2019, foram 3,9 mil animais resgatados; em 2020, 5,2 mil; em 2021, 6,2 mil; e em 2022, 9,6 mil bichos.