Duas cirurgias inéditas são realizadas no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe
Após acidente de trânsito, duas pessoas tiveram de passar por cirurgia de artrodese (fusão de articulação) de coluna cervical e de artrodese de coluna lombarDuas cirurgias inéditas foram realizadas em pacientes do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, a 202,5 km de Fortaleza. Duas pessoas, uma de 19 anos e outra de 66 anos, realizaram procedimento de artrodese (fusão de articulação); uma na coluna cervical e outra na coluna lombar. O caso ocorreu neste mês de dezembro.
A primeira cirurgia foi feita em um homem idoso. Ele sofreu um acidente de trânsito e precisou passar pelo procedimento. Com a evolução clínica, ele conseguiu realizar a operação de fixação da coluna, que estava instável. A cirurgia durou em torno de sete horas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Para ser realizada a cirurgia, foi preciso retirar o corpo vertebral 6C (sexta vértebra), que era o osso fraturado do paciente. No local, foi colocado uma espécie de prótese, além de parafusos de titânio e placa.
Leia mais
De acordo com o neurocirurgião Wanderson Ricardo, que fez parte da equipe do procedimento, o paciente está evoluindo muito bem e já recebeu alta neurológica, passando a ser acompanhado pelo ambulatório.
A outra paciente foi uma estudante que sofreu acidente de trânsito e precisou passar pela cirurgia na lombar. A paciente, que se chama Livia Gonçalves, garante estar confiante com a cirurgia que foi realizada e que está sendo muito bem acompanhada e aliviada por poder contar com o auxílio da equipe do hospital.
O Hospital Regional do Vale do Jaguaribe foi inaugurado em setembro de 2022, e já realizou 2.511 procedimentos desde a sua inauguração, com procedimentos de alta complexidade nas áreas de neurocirurgia, traumatologia, oncologia, cirurgia geral e cirurgia vascular.