Participamos do

Vídeo registra passagem de meteoro no Ceará, Pernambuco e Paraíba

Em Juazeiro do Norte, no Ceará, Araripina, Cabrobó e Ouricuri, em Pernambuco, e João Pessoa, na Paraíba, foi possível ver o meteoro cortando o céu nesta quarta-feira, 19
21:40 | Jun. 21, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em Juazeiro do Norte, cidade do Cariri cearense, a passagem de um meteoro foi registrada na noite dessa quarta-feira, 19. Nas cidades de Araripina, Cabrobó e Ouricuri, em Pernambuco, e João Pessoa, na Paraíba, também foi possível ver o fenômeno. As informações são da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

As imagens são das câmeras nas Torres da Atel Telecom, Linkcariri e Bramon, a qual analisa e fornece dados científicos sobre astronomia. "A partir da triangulação das imagens, a Bramon calculou a trajetória do meteoro e concluiu que ele ocorreu sobre o Estado do Rio Grande do Norte".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com os cálculos dos cientistas, ele surgiu no céu a 91,2 km de altitude próximo a Cerro Corá (RN) e se deslocou a cerca de 20 Km/s (72 mil Km/h) em direção a Sudoeste, até desaparecer acima da cidade de Cruzeta (RN).

Conforme a Bramon, o fenômeno durou pouco mais de quatro segundos e foi gerado por um fragmento de rocha espacial de cerca de 1,5 Kg que atingiu a atmosfera em altíssima velocidade, aquecendo os gases ao seu redor. Isso gera o fenômeno luminoso que é chamado de meteoro. A resistência atmosférica e o calor gerado geralmente desintegram completamente essa rocha. Em poucos casos, o fragmento resiste à passagem atmosférica e atinge o solo. 

Época de meteoros

Durante o final de junho e início de julho, a Terra atravessa uma região do espaço repleta de grandes fragmentos, restos de um cometa que se partiu há cerca de 20 mil anos, acredita-se. Por isso, os astrônomos estão atentos à aparição de grandes meteoros.

Exatamente há um ano, em 20 de junho de 2018, em João Pessoa e Campina Grande outro meteoro foi registrado. O ápice da passagem do meteoro foi na cidade de Icó, Centro-Sul do Ceará. 

Saiba mais sobre meteoros

Existe a suspeita que um desses fragmentos de rocha espacial atingiu a Terra no dia 30 de junho de 1908, na região de Tunguska, na Sibéria. Esse evento foi tão violento que devastou completamente uma área mais de 2 mil km² de floresta, mas não deixou vítimas humanas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags