50 anos de tradição: Procissão dos bombons é realizada em Juazeiro do Norte

Segundo a Secretaria de Turismo e Romaria, são esperados cerca de 300 mil devotos durante os festejos que seguem até este domingo, 15 de setembro

A festa e romaria de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, segue até domingo, 15 de setembro.

Segundo a Secretaria de Turismo e Romaria, são esperados cerca de 300 mil devotos durante os festejos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Na programação deste sábado, 14, será realizada a tradicional procissão dos meios de transporte dos romeiros, conhecida como a “procissão dos bombons”.

O cortejo é realizado desde 1974, e neste ano comemora 50 anos de tradição.

A procissão tem início às 14h, na Avenida Castelo Branco.

Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores pelas principais ruas do centro de Juazeiro do Norte(Foto: Denilson Rodrigues/O POVO)
Foto: Denilson Rodrigues/O POVO Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores pelas principais ruas do centro de Juazeiro do Norte

“É uma homenagem feita por aqueles que são os protagonistas da nossa missão fundada pelo Padre Cícero Romão. É uma expressão de intercâmbio, onde os romeiros passam, ornam os seus meios de transporte, o povo de Juazeiro oferece água aos romeiros e eles, como um gesto de gratidão, doam bombons às crianças da cidade”, explica o pároco e reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, padre Cícero José.

Festa e romaria de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte(Foto: Denilson Rodrigues/O POVO)
Foto: Denilson Rodrigues/O POVO Festa e romaria de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte

Maria das Dores, romeira do estado de Alagoas, visita as terras do Padre Cícero há mais de 20 anos e expressou sua alegria em participar do momento.

“Os bombons já estão prontos para fazer a entrega e para mim é uma benção distribuir para as crianças, é muito bonito a gente jogar e eles pegarem, para nós é uma alegria, minha mãe que me ensinou e todo ano eu faço.”

Na ocasião ocorre a procissão dos meios de transporte dos romeiros, conhecida como a "procissão dos bombons". (Foto: Denilson Rodrigues/O POVO)
Foto: Denilson Rodrigues/O POVO Na ocasião ocorre a procissão dos meios de transporte dos romeiros, conhecida como a "procissão dos bombons".

No domingo, 15, dia de Nossa Senhora das Dores, há quatro principais momentos que devem marcar o encerramento da festa e romaria dedicada à mãe dolorosa:

A missa solene das 9h, que deve ser presidida pelo bispo da Diocese de Crato, dom Magnus Henrique Lopes e concelebrada por grande parte do clero diocesano

  • A celebração da bênção do chapéu e despedida dos romeiros, ao meio dia, com o tradicional canto do “Adeus Maria”
  • A procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores pelas principais ruas do centro de Juazeiro, às 15h, saindo da Basílica
  • E, no retorno à Basílica, a bênção do Santíssimo Sacramento, seguida pelo show pirotécnico.

No domingo, 15, a população reza pelo dia de Nossa Senhora das Dores(Foto: Denilson Rodrigues/O POVO)
Foto: Denilson Rodrigues/O POVO No domingo, 15, a população reza pelo dia de Nossa Senhora das Dores

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Cariri Turismo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar