Romaria de Nossa Senhora das Dores em Juazeiro do Norte começa neste sábado, 31
É aguardado mais de 350 mil romeiros ao longo das festividades, que ocorrem dos dias 31 de agosto até 15 de setembro
09:55 | Ago. 31, 2024
A partir deste sábado, 31, a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, inicia a tradicional Romaria de Nossa Senhora das Dores, que vai ocorrer até o dia 15 de setembro. Com o lema “Maria: mãe e modelo de oração”, a festividade conta com uma grande programação dedicada à padroeira da cidade, o tema deste ano será “Servo de Deus, Padre Cícero Romão”.
Em entrevista à Rádio Povo CBN Cariri, o reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José, destacou a importância histórica da romaria. “Nossa Senhora das Dores é a padroeira da cidade desde sua fundação. Quando Padre Cícero chegou aqui em 1872, encontrou uma capela em ruínas dedicada à Virgem das Dores, e desde então ela simboliza a proteção e a esperança para o povo do sertão”, explicou o reitor.
Leia mais
A programação de abertura da romaria inicia com uma carreata a partir das 15 horas deste sábado, 31. A partir da Praça dos Romeiros, o evento percorrerá diversas paróquias de Juazeiro, incluindo Salesianos, Frei Damião, e Nossa Senhora das Candeias, até chegar à Basílica. “A carreata será seguida por uma bênção dos veículos e motoristas para garantir a segurança dos peregrinos”, informou o reitor.
A expectativa para a romaria deste ano, é que ocorra a visita de mais de 350 mil pessoas ao longo das festividades. No dia 15 de setembro, dia da padroeira, é esperado aproximadamente 100 mil romeiros para participar das celebrações e da procissão de encerramento. “Durante esses dias, a população de Juazeiro triplica, o que demonstra a importância da romaria para nossa cidade”, disse Padre Cícero José.
A programação inclui a tradicional procissão dos meios de transporte e a procissão das carroças, além de um forte esquema de segurança para garantir um evento tranquilo e seguro para todos os participantes.