Juazeiro do Norte tem mais de 12 mil títulos de eleitores cancelados
Regularização deve ser feita até o dia 8 de maioMais de 12 mil eleitores da cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, tiveram o título eleitoral cancelado. Entre os motivos, estão a falta de revisão biométrica e a ausência em três eleições consecutivas sem justificativa. Para poderem votar no pleito de 2024, os cidadãos devem regularizar o documento até o próximo dia 8 de maio.
“Em 2014 a região do Cariri passou por uma revisão biométrica, quem não compareceu à revisão, teve seu título cancelado”, explicou Eduardo Pontes, chefe da Seção de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O cancelamento do título de eleitor impede o cidadão de votar e traz outras consequências, como:
- impossibilidade de ser nomeado a cargo público;
- não renovação de matrícula em instituições oficiais de ensino ou fiscalizadas pelo governo;
- impedimento da realização de empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo Governo Federal.
Segundo Eduardo Pontes, aqueles que tiveram o título cancelado por ausências em pleitos anteriores podem regularizar a situação eleitoral através do site oficial do TSE, ou pelo aplicativo e-Título. Já os que não possuem biometria cadastrada, precisam agendar um atendimento e comparecer à Justiça Eleitoral para resolver a situação.
Juazeiro do Norte é o maior colégio eleitoral da região do Cariri, contando com 184.584 eleitores. Com os cancelamentos, a cidade se torna também o município do Crajubar com o maior número de títulos cancelados. Em seguida, vem Crato (7.319) e Barbalha (3.000).
Mais informações podem ser obtidas com a Justiça Eleitoral através do número 148.