No Dia de Reis, mestre de Reisado é assassinado em Juazeiro do Norte

Mestre Cicinho continuou trabalho do pai, Mestre Zequinha, e deixou legado para filha, que mantém reisado infantil

13:37 | Jan. 06, 2024

Por: Thays Maria Salles
Mestre Cicinho do Reisado Manoel Messias, de Juazeiro do Norte (foto: Josiel Bernardo/Divulgação)

Cícero Frank Severino Silva, de 44 anos, foi assassinado na madrugada deste sábado, 6, Dia de Reis, em frente de casa no bairro Pio XII, em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense.

Conhecido como "Mestre Cicinho", ele tinha acabado de montar um trono das apresentações que aconteceriam neste sábado, quando foi abordado por dois homens em um motocicleta, que o atingiram com seis disparos de arma de fogo. As informações são de um familiar que não quis ser identificado.

Cícero chegou a ser levado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas, segundo o parente, ele já chegou ao local sem vida. O mestre deixa uma esposa e quatro filhos.

Em razão do falecimento de Cícero, a Prefeitura de Juazeiro do Norte cancelou o Ciclo de Reis que estava marcado para este sábado, 6.

Ficou sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Cultura anunciar nova data para o encerramento da festividade.

Além disso, a gestão Executiva municipal prestou homenagem ao mestre e manifestou apoio à família dele.

"A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do Mestre Cicero Frank Severino da Silva, conhecido como “Mestre Cicinho” do Reisado Manoel Messias ocorrido nesta sábado, 06. A gestão municipal, neste momento de grande tristeza e dor, expressa condolências e solidariedade aos familiares e amigos", escreveu em publicação nas redes sociais.

O Reisado Manoel Messias também se manifestou nas redes socias. "É com muita tristeza que a cultura de Juazeiro está de luto com a morte do Mestre Cicinho, que Deus dê o conforto a toda família e amigos."

Conforme a SSPDS, a investigação é conduzida pela Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, que realiza buscas com o intuito de localizar e capturar os envolvidos no crime.

Legado

Hildebrando Maciel, historiador e curador da XVI Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2023, em que se apresentam grupos de reisados na Estação das Artes neste sábado, 6, destaca que o trabalho de Mestre Cicinho é de continuidade.

"Ele é um dos mestres que está continuando a história de grupos muito antigos. O grupo dele, Reisado Manoel Messias, vem de outros mestres. E ele aprendeu do próprio pai, o Mestre Zequinha. Então, ele já fazia parte de uma família de brincantes de reisado."

O legado de Cícero segue na família. Segundo o historiador, uma das filhas do mestre comanda um reisado mirim.

"Toda vez que um mestre parte, o mundo parte com ele, uma biblioteca de conhecimentos de reisado parte com ele. Essa situação traz uma reflexão de como estamos cuidando dos nossos mestres. Não só na questão da segurança pública, mas de saúde, de saneamento básico. [É necessário] Dar condições para que esse grupos, localizados na periferia, que estão resistindo, para manter a sua brincadeira", completou o historiador.

João Juventino, mestre do Reisado São Francisco, também de Juazeiro de Norte, afirmou ao O POVO que soube do caso quando estava em Fortaleza, participando da mostra. "Para nós ele era tudo, um amigão, ficamos muito triste. Gente fina", declarou.

Com informações da repórter Lara Vieira

Atualizada às 16h14min