Pesquisa aponta para adoecimento mental de crianças em situação de vulnerabilidade
Diagnóstico foi realizado pela UFCA em parceria com a prefeitura de Juazeiro do NorteA Universidade Federal do Cariri (UFCA) divulgou os resultados do relatório “Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente do Município de Juazeiro do Norte". A pesquisa, financiada por meio do edital "Fundos da Infância e da Adolescência" da Fundação Itaú Social, visa embasar políticas públicas direcionadas à população infantojuvenil que enfrenta vulnerabilidades socioeconômicas na cidade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O processo de construção do diagnóstico demandou um ano, durante o qual os recursos essenciais foram adquiridos por meio da mencionada iniciativa da Fundação Itaú Social. O estudo consistiu em mapear crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, através de uma busca ativa nas redes de assistência.
Polliana de Luna, coordenadora do projeto, destacou que, ao analisar a realidade local, a equipe identificou violações de direitos, com ênfase no agravamento da condição dessa população no período pós-pandemia de Covid-19.
“Entre os principais resultados que nossa equipe conseguiu observar, eu destaco um grave adoecimento da população infantojuvenil no pós-pandemia, um adoecimento muito voltado para os aspectos da saúde mental”, explicou à reportagem da rádio O POVO CBN Cariri.
Como parte do compromisso em tornar as descobertas acessíveis a um público mais amplo, além do relatório completo, as equipes envolvidas desenvolveram uma cartilha educativa que em breve estará disponível para a população. O recurso visa facilitar o entendimento das complexidades abordadas pela pesquisa.