Idoso morre após passar mal em Juazeiro; corpo demora quase três horas para ser retirado

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acionou o Instituto Médico Legal (IML) para retirar o corpo do local, mas, conforme populares, o serviço não chegou. Vítima foi levada por uma agência funerária

Um idoso de 71 anos morreu após ter um mal súbito no município de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, na manhã dessa segunda-feira, 25. O caso aconteceu por volta das 9 horas, no cruzamento das ruas Santa Luzia e São Paulo, em frente ao Mercado Central de Juazeiro.

Na ocasião, a cidade estava com temperatura em 37º, alta já prevista pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para a segunda-feira. No entanto, ainda não há confirmação da relação da morte do idoso com a temperatura da cidade.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com testemunhas, o homem estava caminhando na rua e caiu com o rosto para a via. No momento, trabalhadores do entorno tentaram ajudar o aposentado, mas, ao constatar a gravidade do caso, acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“A primeira ambulância veio, mas não tinha equipamento e então veio outra, equipada com oxigênio. Fizeram de tudo para reanimar, mas, infelizmente, não deu certo”, disse uma ambulante, que preferiu ficar em anonimato.

Após constatar o óbito, o Samu acionou o rabecão do Núcleo da Perícia Forense (Pefoce) e o Instituto Médico Legal (IML) para retirar o corpo do local. No entanto, segundo testemunhas, o serviço não chegou. O corpo da vítima ficou na via entre 9 horas e 12h30min.

O POVO procurou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) para saber sobre a demora do serviço de rabecão. A pasta informou que a Pefoce atende apenas ocorrências em mortes não naturais e achados de cadáveres e não de mortes naturais, como no caso do idoso.

De acordo com a dona de um estabelecimento comercial, que também preferiu não se identificar, o corpo do aposentado só foi retirado por uma agência funerária contratada pela família da vítima e encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para investigação da causa da morte.

Enquanto aguardava a remoção, a população do entorno auxiliou colocando pedaços de papelões para fazer sombra no corpo do aposentado.

O homem foi identificado como José Wilson do Nascimento, de 71 anos. Ele era natural do Crato, mas morava no município de Granjeiro, também na região do Cariri.

Não há confirmação da relação da morte com alta temperaturas do município

O caso aconteceu durante a manhã dessa segunda-feira, 25, mas a relação da morte do idoso com o calor não foi confirmada. No momento do caso, o município registrou temperatura de 37ºC. As altas temperaturas no Estado foram alertadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) no domingo, 24.

De acordo com a previsão do órgão, o Ceará podia registrar temperaturas acima de 35°C em meio à onda de calor extremo que atinge o Brasil durante o início da primavera.

A previsão era de que os termômetros atingissem o maior pico dos últimos quatro dias, com uma média de 35,88°C no Estado.

Atualizada às 16h43min

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

idoso mal subito idoso morre juazeiro calor juazeiro do norte homem morre juazeiro do norte calor ceara altas temperaturas ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar