CE: Proprietária de clínica de reabilitação é acusada de fazer empréstimos com dados de pacientes

Polícia Civil do Ceará investiga esquema milionário de empréstimos fraudulentos

09:56 | Set. 22, 2023

Por: Jéssika Sisnando
Foto de apoio ilustrativo (foto de fachada de delegacia). Caso de uso indevido de dados por proprietária de clínica é investigado (foto: ALEX GOMES)

A proprietária de uma clínica de reabilitação está foragida da Justiça após ser acusada de fazer empréstimos usando dados de pacientes, em Juazeiro do Norte, no Ceará. A quantia ultrapassa milhões de reais. O nome dela não foi divulgado. 

A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) identificou que, no esquema, os proprietários da clínica e de uma loja de móveis estavam usando dados também dos clientes e até mesmo de funcionários. 

Segundo o delegado Julio Agrelli, titular da Delegacia de Juazeiro do Norte, a primeira fase da operação teve início por meio de denúncias de vítimas, que tiverem empréstimos aprovados a partir de cadastros na loja de móveis e também de pacientes e familiares de pacientes.

Na loja de móveis, o falso cadastro colhia todos os dados das vítimas com a promessa de gerar descontos e promoções. Na clínica de reabilitação, as pessoas eram pacientes em situação de vulnerabilidade social.

Os valores dos empréstimos variam, mas sempre eram valores altos, como R$ 200 a R$ 600 mil. O delegado afirma que ainda não possui o montante de quantos empréstimos foram realizados, mas aponta que são inúmeras as vítimas. Esse levantamento é realizado pelas agências bancárias. 

A PC-CE investiga os crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e estelionato. A funcionária da loja de móveis que realizava os cadastros chegou a ser presa, no entanto, os proprietários e articuladores do esquema estão foragidos. 

As investigações começaram em abril deste ano. Os envolvidos chegaram a comprar um salão de beleza e colocaram em nome de um motorista. Tudo era feito com o intuito de lavar dinheiro usado nesses empréstimos.