Começa a romaria de Nossa Senhora das Candeias, em Juazeiro do Norte

Evento religioso segue com atividades até 2 de fevereiro; origem da romaria de Nossa Senhora das Candeias é ligada a Padre Cícero

Começou nessa terça-feira, 24, em Juazeiro do Norte, a romaria de Nossa Senhora das Candeias, um dos maiores eventos religiosos do ano na cidade. A peregrinação dura dez dias, indo até 2 de fevereiro. Há duas versões para a origem da romaria.

Em um das histórias, Padre Cícero teria criado o evento para ajudar um ferreiro da cidade, que passava por dificuldades financeiras. Nesta versão, o religioso pediu aos fiéis que comprassem candeeiros para uma procissão.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A outra hipótese é que a própria população de Juazeiro do Norte teria organizado a romaria. A caminhada seria um apelo para que a luz de velas "iluminasse" a mente de Joaquim José Vieira, então bispo do Ceará, para retirar restrições aplicadas a Padre Cícero após o chamado "milagre da hóstia".

Ambas as histórias explicam a principal marca da romaria de Nossa Senhora das Candeias. No último dia de celebrações, fiéis tomam as ruas da cidade carregando velas, em uma procissão no período da noite.

Antes disso, no entanto, há programação diária. Em torno da Basílica de Juazeiro, ambulantes vendem produtos religiosos, e a igreja tem cerimônias adicionais. A celebração se intensifica entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro.

A programação completa da romaria de Nossa Senhora das Candeias pode ser encontrada nas redes sociais e no site da Basílica Nossa Senhora das Dores.

Mais notícias do Cariri


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

juazeiro do norte nossa senhora das candeias romaria procissao padre cicero

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar