Prefeitura de Juazeiro cria cartilha para orientar fiéis na Romaria de Nossa Senhora das Dores

Secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Renato Wilamis, disse esperar uma quantidade expressiva de romeiros na Cidade para encerramento da Festa da Padroeira

18:56 | Set. 13, 2022

Por: Danrley Pascoal
Romaria de Nossa Senhora das Dores é a primeira após abertura do processo de Beatificação de Padre Cícero (foto: Rozelia Costa/Especial para O POVO)

A Secretaria de Turismo e Romarias de Juazeiro do Norte, município localizado a 489,2 km de Fortaleza, lançou a 2ª Edição do Manual do Romeiro, o documento foi elaborado pelas organizações da Romaria de Nossa Senhora das Dores, que será encerrada na próxima quinta-feira. O secretário da Pasta, Renato Wilamis de Lima Silva, falou nesta terça-feira, 13, com Farias Júnior na Rádio CBN Cariri sobre o manual e também em relação ao planejamento da festa religiosa.

“É a primeira romaria pós-pandemia e com a flexibilização dos protocolos sanitários. Também a primeira pós-anúncio do processo de beatificação do Padre Cícero. Esse fato gera uma quantidade expressiva de romeiros que chegam a nossa Cidade. Recebemos telefonemas de alguns prefeitos de algumas cidades de Alagoas, por exemplo, um comunicou que devem chegar por aqui comitivas com 54 ônibus”, disse Renato em entrevista à Rádio CBN Cariri.

Sobre o manual do romeiro, Renato destacou que entre as instruções compartilhadas com o público, estão comportamentos a serem seguidos nos locais de visitação. Assim como, dicas sobre questões de segurança.

“Porque é uma coisa que nos preocupa muito, a questão da segurança pública, muitos dos romeiros vêm de cidades pequenas. O manual traz também direcionamentos dos locais de atendimento à saúde. Temos, por exemplo, um posto médico na Igreja do Salesiano, aberto de 7 horas da manhã às 22 horas”, explicou o secretário. No manual, há outras indicações de espaços com postos de saúde acessíveis aos romeiros.

Em relação ao número de pessoas que estarão nos festejos da Romaria de Nossa Senhora das Dores, o secretário ressaltou que: “De acordo com anos anteriores e com as expectativas que temos com relação a essa edição, pensamos numa faixa de 250 mil fiéis passando por Juazeiro”, disse à CBN Cariri.