Animais silvestres são resgatados na Feira dos Pássaros, em Juazeiro do Norte

Nenhum suspeito foi preso no local, infratores fugiram após a chegada das viaturas

12:13 | Set. 05, 2022

Por: Levi Aguiar
Operação da Polícia Ambiental: Captura de 29 pássaros silvestres em Juazeiro do Norte (foto: Reprodução/WhatsApp)

A Polícia Militar Ambiental capturou 29 pássaros silvestres em Juazeiro do Norte, nesse domingo, 4. A operação aconteceu no bairro Santa Tereza, localidade onde costuma ocorrer a Feira dos Pássaros. As informações são do repórter Guilherme Carvalho, da rádio CBN Cariri.

Nenhum suspeito foi preso no local. Os infratores fugiram após a chegada das viaturas. 

Conforme o tenente e comandante do batalhão da Polícia Militar Ambiental, Rodrigo Barbosa, os pássaros resgatados eram das espécies Papa Capim, Galo de Campina, Sanhaço, Bico-de-lacre e o Golinho. 

“A Polícia Militar tem intensificado a fiscalização em relação a esse tipo de ilícito. Nós costumamos receber muitas denúncias anônimas referente a criação e ao tráfico ilegal de pássaros silvestres. Infelizmente, nenhum suspeito foi capturado na ação, pois quando eles [vendedores ilegais de pássaros] avistam a presença das viaturas, costumam soltar as gaiolas para não serem identificados”, disse o tenente em entrevista à rádio CBN Cariri.

Barbosa também informou que no mês de agosto, na mesma região, pelo menos 59 espécies de pássaros silvestres foram resgatados e devolvidos à natureza. “A penalidade para quem mata, persegue ou cria animais silvestres é crime, com pena de seis meses a um ano, além de multa”, diz o agente da Polícia Militar Ambiental.

Entrega voluntária

Pessoas que costumavam criar ou comercializar animais silvestres podem regularizar a própria situação sem sofrer penalidades.

Segundo o tenente, a entrega voluntária dos animais não gera nenhuma penalidade ao individuo.

Para isso, basta entrar em contato com o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente por meio do número 190 ou (88) 3102-1126 (Cariri) e (85) 3101-3545 (Fortaleza e Região Metropolitana), onde será realizada a entrega voluntária, sem penalidades.