CE: Menina realiza sonho de conhecer trabalho dos profissionais do Samu
Diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA), a pequena sonhava em visitar e ver de perto o trabalho dos profissionais do Samu
18:52 | Jun. 20, 2022
Uma segunda-feira comum tornou-se um dia especial para Maria Clara dos Santos, moradora de Nova Olinda. Prestes a completar 8 anos, a menina realizou hoje, 20, o sonho de visitar a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, em Juazeiro do Norte, a 489,2 km de Fortaleza.
Grande admiradora do trabalho dos profissionais da área, a pequena, diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA), acompanha cotidianamente perfis de socorristas do Samu nas redes sociais. O apreço pelo serviço levou a família a perceber avanços no aprendizado de Maria Clara, que está na fase de alfabetização.
Com isso, a mãe, Suelia Vila Nova, contatou o condutor socorrista Valdez Cardoso para saber se haveria a possibilidade de a filha ir até a base para observar de perto o funcionamento das equipes emergenciais.
“A Maria Clara realizou esse sonho por meio de um condutor do Samu, que nem conhecíamos. Ela tinha dificuldade para se desenvolver nos estudos e agora, por causa dele, ela já sabe fazer o próprio nome e já evoluiu bastante. Isso para mim é gratificante, eu só tenho a agradecer”, declarou a mãe.
Leia mais
Ao conhecer a história de Maria Clara e saber do amor que a menina nutre pela profissão, o coordenador da Unidade Macrorregional de Juazeiro do Norte, Marco Rulim, imediatamente concordou com a visita e deu início aos preparativos para recebê-la, incluindo a confecção de um fardamento especial para a convidada.
Então, nesta segunda-feira, 20, mãe e filha foram até a Central de Regulação de Urgências (CRU) do Samu Ceará, base responsável por toda regulação da Região do Cariri. Maria Clara foi presenteada com o uniforme feito sob medida para ela e pôde dar uma voltar na viatura, onde ouviu de perto o som emitido pelo giroflex.
A visita da garota foi a primeira de uma criança na Central de Regulação de Juazeiro do Norte em oito anos de funcionamento. Para Marco Rulim, o fato de mesmo tão nova Maria Clara admirar os profissionais do Samu já é razão para se orgulhar.
“Receber a criança Maria Clara, do município de Nova Olinda, é motivo de felicidade e gratidão por todo o reconhecimento aos guerreiros que trabalham dia e noite para salvar vidas”, disse o médico.