Juazeiro do Norte realiza 600 castrações em animais de rua com o projeto Castramóvel
As 600 castrações foram realizadas entre abril de 2021 e fevereiro deste ano, apontando uma média de 60 procedimentos mensais feitos em Juazeiro do NorteO projeto Castramóvel, em Juazeiro do Norte, já realizou 600 castrações em animais pertencentes a tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica no período de abril de 2021 e fevereiro deste ano. Atualmente, são registrados cerca de 60 castrações mensais, onde o esperado é que esse número seja ampliado à medida que novos cadastros sejam feitos.
Os tutores interessados devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), localizada no Parque Ecológico das Timbaúbas, portando cópia do Registro Geral (RG), do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e do Número de Identificação Social (NIS). Ainda, há a possibilidade de pessoas que cuidam de animais de rua realizarem cadastro para a realização do procedimento.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Aqueles que entram como cuidadores, nós temos as documentações individuais para que possam entrar como cuidador. Por exemplo, se eu não for baixa renda, mas eu retiro animais de rua e castro, eu posso entrar com o Programa Integração Social (PIS) ou outra documentação, assinando e preenchendo termos diferenciados", explicou a coordenadora do Bem Estar Animal de Juazeiro do Norte, Joana Darc.
Em entrevista à rádio CBN Cariri nesta quinta-feira, 17, a coordenadora explicou ao jornalista Farias Júnior que o número de castrações realizadas está dentro do previsto, mas ainda não supriu a demanda existente em Juazeiro do Norte. "Precisamos urgentemente do apoio e da colaboração da população para que a gente possa fazer um trabalho com melhor êxito ainda", pontuou.
Joana ainda esclareceu que o Castramóvel não funciona circulando pelo município em busca de animais. As castrações são feitas mediante cadastro de tutores ou cuidadores. "Ele é um centro cirúrgico, é limitado e tem toda uma logística para que possa ir a um local. Eu tenho que ir, como coordenadora, fazer a avaliação e a consultoria da quantidade de animais a serem atendidos em determinado bairro", explica.
A avaliação consiste em analisar a saúde dos animais, realizar testes de leishmaniose, além da vacinação antirrábica a fim de que tudo esteja regularizado para a realização da castração. "Então, aqueles que tiverem o desejo que o Castramóvel visite seu bairro, vá até a coordenadoria para que a gente possa fazer essa programação e levar o Castramóvel ao seu bairro”, completa a coordenadora.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente