Juazeiro do Norte: Castramóvel já fez 300 procedimentos em cinco meses

Segundo a coordenadora do bem-estar animal do município, a meta é que o equipamento passe a atender por bairros; operação do equipamento iniciou no mês de abril deste ano

O castramóvel do município de Juazeiro do Norte realizou 300 procedimentos de castração em animais de tutores de baixa renda no período de cinco meses. Em operação desde o dia 14 de abril, o equipamento alcança essa marca em um momento em que a Secretaria do Meio Ambiente do município denuncia o abandono de filhotes.

A meta do castramóvel é passar a atender por bairros, segundo a coordenadora do bem-estar animal de Juazeiro do Norte, Joana Darc Fagundes. Em entrevista ao jornalista Farias Júnior, da rádio CBN Cariri, ela afirma que a equipe está se programando para a saída do equipamento que atende junto ao hospital veterinário do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Sobre o atendimento itinerante, Fagundes afirma que está sendo feito um alinhamento para saída do castramóvel. “Os animais que irão ser atendidos serão machos, as fêmeas continuarão sendo encaminhadas para o hospital da Unileão”, disse.

Ela ressalta que os tutores devem assumir o pós-operatório de seus animais. Já os animais de rua que são internados no hospital da Unileão, e após dez dias depois do recebimento de alta e retirada dos pontos, são devolvidos para o local de origem.

Esses animais em situação de rua não deixam de ser atendidos, segundo ela, mesmo existindo a necessidade de ter alguém que possa cuidar do animal após o procedimento. “Pela necessidade de Juazeiro para o controle de natalidade de animais arantes, seria interessante que tivéssemos pessoas que se mobilizassem para oferecer lar temporário para eles”, disse.

Fagundes afirma ainda que está sendo providenciado um local para o pós-operatório dos animais, para que possam aumentar os atendimentos e atender melhor “a tamanha carência que juazeiro passa”. Na semana passada, a coordenadora fez uma denúncia em relação ao abandono de dezenas de gatos e cachorros filhotes, principalmente no Parque Ecológico das Timbaúbas. Segundo ela, a maioria desses abandonos vem de tutores de baixa renda que não têm condições de cuidar dos filhotes.

O número de animais deixados em espaços públicos é assustador, conforme Fagundes. “Fiz o apelo para que as pessoas que têm esses animaizinhos que tiveram filhotes nos procure. Vou assistir da melhor forma possível esse tutor que não tem condição de permanecer com eles”, disse.

A coordenadora afirma que diariamente recebe denúncias de maus-tratos a animais no município. “Chegamos a receber solicitação a respeito de assassinato, chegamos diariamente a receber pedido de ajuda para animais abandonados para morrer. O número é triste, é uma realidade triste”, relata.

Ela se coloca ainda à disposição de quem tiver informações sobre maus-tratos a animais.“Quem presenciar ou se tiver foto ou vídeos, que ajude a abrir um boletim de ocorrência, nos procure. Eu sempre faço questão de atender, e fazer esse acompanhamento social”, disse.

Para denúncias, o anonimato é garantido.
Joana Darc Fagundes: (88) 988264387

Mais notícias do Cariri

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Castramóvel Juazeiro do Norte Atendimento para animais Castração

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar