Ativista Luisa Mell critica passeios de Jericoacoara que retiram cavalos-marinhos da água

Em nota, a Prefeitura de Jericoacora disse que não tem jurisdição sob os passeios realizados, de competência federal, do ICMBio. A gestão municipal disse, contudo, que vai notificar os responsáveis

17:14 | Mar. 12, 2022

Por: Leonardo Maia
Imagens de um cavalo marinho em Jericoacoara: Entenda como as ações de turismo na região impacta na vida dos cavalos-marinhos (foto: Instagram @apollovicz)

A ativista Luisa Mell criticou as empresas de turismo que retiram cavalos-marinhos do mar no município de Jijoca de Jericoacoara, localizado a 283,4 quilômetros de Fortaleza, para exibir a turistas em passeios pela região. “São animais super sensíveis, o simples tocar pode remover o muco de sua pele, que é uma proteção natural, prejudicando muito a saúde do animal”, enfatizou a influenciadora por meio das redes sociais.

Ela disse que a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara autorizou as empresas. Contudo, a administração pública contestou a informação, alegando que os passeios não estão sob jurisdição municipal. “(A atividade) é de competência exclusiva do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)”, afirmou em nota enviada à Luisa. A gestão, no entanto, disse que está apurando as informações repassadas pela ativista e notificará os responsáveis,

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Luisa Mell (@luisamell)

Nos comentários da postagem de Luisa Mell, o deputado federal Célio Studart (PV) disse que conversou com o prefeito de Jijoca, Lindbergue Martins, que se prontificou a acompanhar o parlamentar ao ICMBio, para pedir que a atividade seja interrompida. “Proteção ambiental não combina com turismo ambiental. Jamais!”, disse Célio.

O POVO tentou entrar em contato com o ICMBio neste sábado, 12, mas não obteve resposta.