Ministério anuncia privatização de serviços do Parque Nacional de Jericoacoara
Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, ressalta que o País que é líder mundial em biodiversidade precisa intensificar parcerias público-privadas para capitalizar todo seu potencial em turismo de natureza
15:42 | Out. 01, 2018
Atualizada às 16h40min
[FOTO1]
Em alusão aos 11 anos do Instituto Chico Mendes da BioDiversidade (ICMBio), os Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente anunciaram que edital será lançado para concessão de serviços de mais seis parques nacionais por 20 anos. Dentre os quais está o Parque Nacional de Jericoacoara.
O valor estimado para a concessão de total de 11 parques deve ser de R$ 153,7 milhões, com previsão de receita de cerca de R$ 1,6 bilhão para o Ministério do Turismo. Nesta oportunidade, além da área de preservação no litoral cearense, serão disponibilizadas Chapada dos Veadeiros (GO), dos Lençóis Maranhenses (MA), do Itatiaia (RJ), do Caparaó (MG) e da Serra da Bodoquena (MS).
Para o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o país que é líder mundial em biodiversidade precisa intensificar parcerias público-privadas para capitalizar todo seu potencial em turismo de natureza: "Abrir os parques nacionais para parcerias com o setor privado é um movimento de reposicionamento da marca Brasil no mundo".
"Existe um entendimento de o turismo é um aliado da preservação e que a conexão do turismo com o meio ambiente conduzirá o turismo de natureza a um novo patamar no país. A concessão de serviços nos parques selecionados deve trazer para cá novos modelos internacionais de gestão sustentável do patrimônio natural e isso vai enriquecer o produto turístico brasileiro”, diz o ministro.
O principal objetivo da iniciativa é estimular o turismo e fazer do setor um aliado na preservação, conservação e qualificação da infraestrutura dos parques nacionais, por meio da captação de recursos privados. Ainda não existe previsão para o lançamento do edital para o Parque Nacional de Jericoacoara.
Redação O POVO Online