Dois suspeitos de matar turista em Jericoacoara são detidos

Elmano informou sobre detenções nesta manhã. O secretário de Segurança Pública do Ceará detalhou a apreensão de um adolescente e a prisão de adulto, que seria mandante do crime

Foram detidos dois suspeitos de envolvimento na morte de Henrique Marques de Jesus, turista paulista de 16 anos que visitava Jijoca de Jericoacoara, município do Litoral Oeste do Ceará. O governador Elmano de Freitas (PT) foi quem informou a apreensão em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 23, durante a promoção de oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Em seguida, o secretário de Segurança Pública, Antonio Roberto Cesário de Sá, também presente no evento, detalhou que há “um adolescente apreendido, réu confesso, pelo ato bárbaro” e também um adulto preso como mandante do crime. Ele confirmou que há relação dos suspeitos com organizações criminosas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) já havia informado nesta sexta-feira, 20, ter identificado os suspeitos de envolvimento na morte de Henrique.

A operação que visou capturar suspeitos do homicídio do adolescente foi deflagrada na manhã desta segunda-feira, 23. Informações sobre a ação foram divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social em coletiva de imprensa no Centro Integrado de Segurança Pública.

Quem foi detido na operação?

Um adolescente de 16 anos, apreendido em Fortaleza, foi conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde ficará à disposição do Poder Judiciário. O adolescente já responde por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas e receptação.

Equipes da PCCE e da Polícia Civil do Estado do Maranhão também cumpriram um mandado de prisão preventiva em desfavor do mandante do crime, um homem de 36 anos, que se encontrava já recolhido em uma unidade prisional maranhense.

O homem tem uma extensa ficha criminal por crimes de tráfico de drogas, homicídio doloso, crime contra a administração pública e integrar grupo criminoso. A ordem judicial foi cumprida e ele encontra-se à disposição da Justiça.

O adolescente e o homem são suspeitos de serem integrantes de um grupo criminoso de origem carioca, sendo o homem de 36 anos o chefe da facção no município de Jericoacoara. 

Sete pessoas estão envolvidas no crime

O delegado Marcos Aurélio, diretor do departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte, informou que há sete pessoas envolvidas na morte de Henrique Marques de Jesus.

Segundo ele todos foram identificados e já foram emitidos cinco mandados de prisão. Além do adolescente já apreendido, há um segundo menor de idade envolvido.

Aurélio relatou ainda que Henrique teria sido levado uma vez que os suspeitos acreditaram que ele fazia parte de uma organização criminosa paulista.

O grupo também teve acesso ao celular da vítima antes de cometer o crime. Após isso, o mandante ordenou a execução.

LEIA TAMBÉM | Facção criminosa no Ceará: quais grupos atuam no Estado? Entenda

Como foi a operação que apreendeu os dois suspeitos?

O adolescente foi apreendido no bairro Barroso, em Fortaleza, por equipes do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJ-Norte) e do Núcleo Operacional do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com apoio do Departamento de inteligência Policial (DIP).

Já o homem de 36 anos recebeu um mandado de prisão preventiva por homicídio qualificado. O mandado foi cumprido por equipes da PCCE e da PCMA. Um chip foi apreendido na cela do suspeito. 

"Até o fim de semana todos os suspeitos devem ser apreendidos", completou o delegado Marcos Aurélio. 

Relembre o caso do adolescente morto em Jericoacoara

Henrique Marquez desapareceu entre segunda-feira, 16, e terça-feira, 17, na Vila de Jericoacoara. Imagens de uma câmera de vigilância mostram o rapaz sendo carregado por um grupo de pessoas. Ele aparenta estar machucado.

O jovem foi encontrado morto na quarta-feira, 18, em uma lagoa. Danilo Jesus, pai do adolescente relatou que era a primeira vez que ele e o filho viajavam para fora de São Paulo.

Danilo afirma que estava com o filho se divertindo na noite da segunda-feira, 16, e que no dia seguinte ambos embarcariam em um voo de volta.

"Eles vão andando e batendo no meu filho", diz pai de turista morto em Jericoacoara; VEJA

O garoto foi para a pousada onde estavam hospedados e o pai permaneceu se divertindo na noite de Jeri. Ao chegar no local de hospedagem, Danilo verificou que o filho não havia chegado.

De acordo com o pai, o adolescente teria feito gestos com as mãos ao posar para uma foto e acabou sendo confundido com um integrante de facção rival àquela atuante no local.

O pai de Henrique explicou, em entrevista ao O POVO, que, em São Paulo, não há represálias de organizações criminosas que vinculem gestos com apologia à facção.

Denúncias

A SSPDS reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações, com sigilo e anonimato garantidos.

Disque-Denúncia: 181
WhatsApp da SSPDS: (85) 3101 0181
Delegacia Municipal de Jijoca: (88) 3669-1264
E-Denúncias: disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar