Combate à seca: Jati recebe dois sistemas de abastecimento de água

Equipamentos atenderão mais de 1 mil pessoas em oito comunidades rurais dos distritos Barra de Santana e Complexo da Beleza

13:08 | Jul. 23, 2022

Por: Danrley Pascoal
TRECHO da Transposição do Rio São Francisco, localizado entre os municípios de Jati e Barbalha. Os dois sistemas entregues aos distritos de Jati recebem águas da transposição. (foto: Divulgação ascom/SRH)

A cidade de Jati, distante aproximadamente 550 km de Fortaleza, recebeu dois novos sistemas de abastecimento de água nessa sexta-feira, 22. Os equipamentos têm por objetivo atenuar os problemas históricos causados pela seca em oito comunidades rurais dos distritos de Barra de Santana e Complexo Beleza. As obras custaram cerca de R 7,6 milhões.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), mais de 1 mil pessoas serão atendidas pelos equipamentos nas comunidades de Baião, Sabonete e Barra de Santana, em Barra da Santana; e Barro Branco, Beleza, DNOCS Atalhos, Joãozinho e Pebas, no Complexo Beleza.

“Essa ação faz parte do programa básico ambiental da transposição do Rio São Francisco, que tem o propósito de levar água de qualidade às comunidades que margeiam a transposição. Essa água tratada, de qualidade, vai modificar a vida dos moradores dessas comunidades, inclusive em questão de saúde”, destacou em nota o secretário nacional de Segurança Hídrica substituto do MDR, Francisco Igor Nunes.

O agricultor Cícero Firmino Alves, 60 anos, crê em mais qualidade de vida para a comunidade. “Aqui na Beleza, nós temos água, mas é água de cacimba, de poço. Agora, teremos água doce, tratada e é uma bênção porque água é vida”, comentou em nota divulgada pelo MDR o morador do distrito Complexo da Beleza.


Sobre os sistemas

De acordo com o MDR, o sistema de abastecimento do Complexo da Beleza, que recebeu investimento de R 4,5 milhões, tem 489,3 metros totais de adutora de água bruta, 2,3 mil metros de adutora de água tratada e 23,3 mil metros totais de rede de distribuição.

Enquanto o sistema de Barra de Santana recebeu investimento de R 3 milhões, possui mais de mil metros de extensão de adutora e 9,7 mil metros de rede de distribuição.