Nota máxima do Ceará na Redação do Enem 2024 é professor em Jaguaribe
Elivando Rodrigues é professor de Redação e falou nas redes sociais sobre a conquista. Prefeitura de Jaguaribe paranbenizou o ex-aluno da rede municipalO professor Elivando Rodrigues é a única nota mil, do Ceará, na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Ele é de Jaguaribe, a 312 km de Fortaleza. Entre as 12 notas, a maioria é mulher e apenas um participante é de escola pública.
A Prefeitura de Jaguaribe parabenizou o professor, que é ex-aluno da rede municipal. Nas redes sociais, ele destacou a conquista. Elivando é professor de Redação e faz correção de provas de estudantes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Tô muito feliz com essa nota. Para ser sincero, acho que no ensino médio eu não teria ficado tão satisfeito quanto fiquei com esse resultado exatamente hoje, já graduado. Hoje ele tem um significado bem maior porque representa algo mais profundo pra mim, é resultado do meu trabalho", destacou.
Elivando lembra que "morria de preguiça" de escrever redação. "Ainda tenho, mas agora só ensino e corrijo, é mais legal kkk", escreveu.
As redações com nota mil foram registradas nas seguintes cidades: Araçatuba (SP), Baraúna (RN), Belo Horizonte (MG), Belo Jardim (PE), Brasília (DF), Goiânia (GO), Jaguaribe (CE), Maceió (AL), Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Virginópolis (MG).
O Ceará teve o maior número de redações com desempenho a partir de 980 pontos, no comparativo entre escolas da rede pública. Ao todo, a unidade federativa obteve 32 provas dissertativas que alcançaram esse resultado no certame.
De acordo com dados do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesse recorte, depois do estado cearense ficaram: Minas Gerais (com 30 redações nesse nível), Pernambuco (com 21), Bahia (com 18), São Paulo (com 17) e Pará (com 14), entre outros.
Já na análise geral, considerando escolas públicas e privadas, o Ceará alcançou 200 resultados desse tipo, ficando atrás apenas de Minas Gerais (331), Rio de Janeiro (236) e São Paulo (234).
Entre as redações que atingiram notas que vão de 950 a 980, o Estado também ficou em quarto lugar na análise geral, com 2.398 provas chegando a esse resultado. A unidade federativa teve uma pontuação de 1.000 na produção textual, desempenho observado na rede de ensino particular. (Colaborou Gabriela de Almeida)
Atualizada às 11h22