Quadrilha internacional suspeita de agiotagem é presa no Vale do Jaguaribe
Operação desarticulou quadrilha a partir de denúnciasTrês colombianos e uma brasileira foram presos em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, suspeitos de praticar agiotagem contra comerciantes na região. A operação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) desarticulou a quadrilha internacional nessa sexta-feira, 23. Com o grupo, os agentes apreenderam mais de R$ 11 mil, além de 17 mil pesos (moeda estrangeira).
Os presos foram identificados como: Juan Carlos Piedrahita Piedrahita, Hernan Dario Osório Rodas, Leslee Michelle Hurtado Garzon e Liduina de Almeida Silva. A Polícia também está averiguando se os estrangeiros estão no Brasil de forma ilegal.
Além da quantidade em dinheiro, foram apreendidos quatro motos, oito celulares e um vasto material de publicidade e de anotações para empréstimos. Os quatro presos vão responder por agiotagem e associação criminosa.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineDenúncias deram conta de que um grupo de estrangeiros estaria emprestando dinheiro a pequenos comerciantes e cobrando juros elevados, além de praticar extorsão e ameaça.
A partir disso, os policiais civis da Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte passaram a investigar os suspeitos colombianos. Entre os presos está a proprietária de um estabelecimento, utilizado como ponto de apoio pelos criminosos.
Investigação
Conforme a investigação, os suspeitos faziam cobranças todos os dias na região e se encontravam no horário de almoço em um estabelecimento que pertence a Liduina. O local servia para receber pagamentos e planejar ações de extorsão e ameaças contra as vítimas. Liduina seria a encarregada de fazer o recrutamento de novos clientes, como também o recebimento das parcelas dos empréstimos e o repasse desse dinheiro para os colombianos.
A abordagem ao grupo criminoso ocorreu no momento em que eles estavam reunidos no estabelecimento da mulher, contabilizando o arrecadado.
Denúncias
As vítimas que se sentirem lesadas podem registrar queixa na Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte, que fica localizada no endereço: Rua Vicente Ferreira Lima, nº 400 – José Simões, Limoeiro do Norte/CE. Telefone: (88) 3423.4572.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente