Povo Tremembé lança documentário sobre luta em defesa da terra e do mar

Povo Tremembé realiza documentário sobre a luta das comunidades costeiras que vivem no mar, lançamento ocorre nesta sexta-feira, 5

09:44 | Jul. 05, 2024

Por: Fabrícia Braga
Povo Tremembé lança documentário sobre a luta em desefa da terra e do mar (foto: Reprodução/Comunicação Águas Sagradas: Vidas Marinhas Importam)

O lançamento do documentário “Águas sagradas: vidas marinhas importam”, que tem como tema a luta em defesa do direito à terra e ao livre acesso ao mar, ocorrerá nesta sexta-feira, 5. A produção audiovisual foi realizada pelo povo Tremembé de Itapipoca. O lançamento será às 18 horas, no ponto de cultura Recanto dos Encantados, na aldeia São José, em Itapipoca, a 136,55km de Fortaleza.

O documentário foi produzido de janeiro a junho deste ano com o objetivo mostrar a sociedade sobre a luta das comunidades costeiras que vivem no mar, como pescadores e marisqueiras Tremembé, além de evidenciar a presença feminina na chefia de famílias e a importância das águas para a vida.

A luta pela terra e a falta de livre acesso ao mar é o que levou profissionais do povo Tremembé a produzirem o documentário. O projeto exibe as tentativas de implantação de parques eólicos na terra e no mar, que, de acordo com o documentário, são exemplos de ameaças enfrentadas pelas aldeias Tremembé localizadas na zona costeira do litoral cearense.

Segundo o roteirista Luan de Castro Tremembé, o documentário é um convite à sociedade brasileira para se juntar nesta luta em defesa das águas.

“Há mais de duas décadas o povo Tremembé protagoniza uma grande batalha em defesa do rio, do mar, dos córregos e de todas as fontes de água, por conta dessa história criamos esse projeto para que mais pessoas saibam o que vem acontecendo”, informou o roteirista.

Além disso, o documentário apresenta uma das principais formas de sobrevivências de mais de 160 famílias do povo Tremembé, que são os crustáceos, que atualmente vêm passando por ameaças.

“O documentário é um grito de socorro da mãe das águas e de nós, povo indígena Tremembé, pois estamos sofrendo junto. Então a gente leva esse chamado para outras pessoas para se juntarem conosco nessa luta e na defesa”, destacou o roteirista.

Uma das apresentações do documentário é o protagonismo feminino das mulheres Tremembé que passam o saber entre gerações, além disso famílias foram escutadas para realizar a produção do documentário, trazendo histórias e importâncias das águas do mar.

O roteirista conta que um dos principais desafios em realizar o roteiro do documentário foi contar toda a história de mais de duas décadas em um vídeo de 30 minutos, pois é uma história grandiosa e de anos.

“Foi muito fortalecedor e muito desafiador produzir esse documentário, eu assinei o roteiro e a parte mais difícil foi conseguir organizar e fazer caber toda a história de mais de 20 anos de luta, que é essa em defesa das águas e principalmente do mar, em um vídeo de 30 minutos”, disse Luan.

Serviço

Lançamento do documentário “Águas sagradas: vidas marinhas importam”

Onde: Ponto de cultura Recanto dos Encantados, na aldeia São José em Itapipoca
Quando: Sexta-feira, 5 de julho, às 18 horas

Programação

18 horas: Abertura com Grupinho dos Pequenos Tremembé
18h30min: Ritual Sagrado - Torém
19 horas: Falas sobre o documentário
19h10min: Exibição do documentário Águas sagradas: vidas marinhas importam
19h30min: Saudação ao elenco e memória do processo
20 horas: Apresentação da equipe
20h30min: Fala da Secult Itapipoca e parceiros