Sala pública de cinema será inaugurada em Itapipoca em outubro deste ano
O equipamento contará com exibição de filmes autorais brasileiros, cursos de formação e terá ainda atrações gratuitas para todos os públicosO município de Itapipoca, situado a 139,9 km de Fortaleza, será contemplado com uma sala pública de cinema a ser inaugurada em outubro de 2022. A iniciativa faz parte das ações do programa “Cine+: Cultura, Educação e Sustentabilidade”, uma parceria da Quitanda Soluções Criativas com a Enel Ceará. O objetivo do projeto é democratizar a arte a partir da construção de salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes.
O diretor da Quitanda Soluções Criativas, Paulo Feitosa, conta que o desejo da empresa é que o Cine+ se consolide como uma rede de cinemas com agenda de eventos prioritariamente gratuitos. O programa também promoverá uma capacitação técnica e artística para 10 jovens do município, que serão formados em Exibição Cinematográfica Independente.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“O critério de escolha dos municípios abrangidos pelo programa parte daqueles que ainda não têm equipamentos culturais públicos. Como é o caso de Itapipoca que, até então, possui apenas a biblioteca”, destaca o diretor.
O espaço, pensado para garantir o acesso de todos, contará com rampas, piso tátil e sinalização para favorecer o livre deslocamento; a sala, que terá capacidade para 100 lugares; e uma área de conveniência externa, com banheiros, lanchonetes e pipoqueira. Já a programação estará voltada a filmes nacionais ligados a temáticas como os direitos humanos e a educação.
Além das exibições cinematográficas, o local também atenderá a comunidade ofertando ações formativas e apresentações das diversas linguagens artísticas.
“Entendemos que o papel da arte na formação humana do indivíduo é fundamental para estimular e provocar esses processos reflexivos sociais tão urgentes e necessários hoje nas nossas vidas”, conclui Paulo.
A sala pública de cinema da cidade de Itapipoca será construída na rua Dom Aureliano Matos, ao lado da Biblioteca Pública Rita Aguiar Barbosa, em frente à praça Perilo Teixeira, no Centro da Cidade. O prédio já foi sede da delegacia de Itapipoca. A previsão de entrega é outubro deste ano.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente