Oito presos foram autuados por homicídio em presídio de Itaitinga

Presos valeram-se do direito de permanecer em silêncio durante o depoimento à Polícia Civil. Paulo Roberto Ferreira Portela foi morto na manhã dessa sexta-feira, 27.

20:30 | Dez. 28, 2024

Por: Lucas Barbosa
Paulo Roberto Ferreira Portela foi morto na manhã dessa sexta-feira, 27, na Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto, em Itaitinga (foto: Reprodução/Redes Sociais)

Oito presos foram autuados pela morte de Paulo Roberto Ferreira Portela, conhecido como Paulim. O crime ocorreu na Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga2), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), durante a manhã dessa sexta-feira, 27.

Os presos que foram autuados em flagrante são: Ítalo Bruno Lima, Antonio Iairon Andrade De Sousa, Francisco Isaac da Silva Oliveira Caracas, Lucas Matheus Cavalcante de Oliveira, Jonathan Lopes Duarte, José Carlos Venâncio De Souza, Francisco Wilton Cosme Siqueira e Anderson da Silva Santiago.

Conduzidos à Delegacia Metropolitana de Itaitinga, todos eles optaram pelo direito de permanecer em silêncio. A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) havia afirmado nessa sexta, em nota, que tanto a vítima, quanto os suspeitos integravam a mesma facção criminosa.

Ainda de acordo com a SAP, os presos aproveitaram o retorno do horário do banho de sol para agredir a vítima. Os policiais penais de plantão intervieram e Paulo Roberto foi socorrido, mas não resistiu.

Seis mortes em presídios em 2024 no Ceará

Neste ano, seis homicídios foram registrados em presídios do Ceará. É o maior número desde 2019, ano em que a SAP foi criada e Mauro Albuquerque assumiu a pasta, como O POVO já havia mostrado. Três dessas mortes ocorreram neste mês de dezembro.