Detento é encontrado morto em cela de presídio em Itaitinga

As causas do óbito de Carlos Henrique Oliveira Alves serão reveladas pela Perícia Forense, afirmou a SAP

17:21 | Dez. 13, 2023

Por: Lucas Barbosa
Foto de apoio ilustrativo. Policial penal foi preso e está sob custódia da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança (CGD) (foto: Divulgação/Defensoria Pública)

Um preso foi encontrado morto, no último domingo, 10, em uma cela da Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga2), a antiga CPPL II, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) identificou o detento como Carlos Henrique Oliveira Alves.

A SAP ainda acrescentou que o preso era ligado à facção criminosa Comando Vermelho (CV). “A Pasta informa que acionou a Perícia Forense do Estado para a completa averiguação da causa de sua morte”, disse em nota a SAP.

“Paralelo a isso, a SAP esclarece que colabora, junto às autoridades policiais investigativas, para a completa elucidação do caso”.

Informações extraoficiais indicam que Carlos Henrique foi envenenado após ser obrigado a tomar um coquetel com substâncias letais, afirmou a advogada Ruth Leite Vieira, presidente do Conselho Penitenciário do Estado (Copen-CE). 

O caso pode ter relação com a disputa entre facções criminosas, já que na unidade há presos de várias organizações criminosas separados por alas, também disse a advogada.

A SAP, porém, afirmou que não é possível dizer ainda se a morte ocorreu de forma dolosa. Conforme a secretaria, desde 2019 não ocorrem mortes violentas de presos nas penitenciárias do Estado. (Colaborou: Luiza Vieira/Especial para O POVO)