Detentos jogam água sanitária em policiais penais após retorno de diretor afastado

Direção havia sido afastada após acusações de tortura na unidade prisional

Detentos jogaram água sanitária no rosto de policiais penais da Unidade Prisional de Itaitinga, 4, na Região Metropolitana de Fortaleza, nessa terça-feira, 26. A informação foi confirmada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

O caso seria uma represália dos internos após o retorno da direção, afastada por 90 dias após acusações de tortura na unidade. Os detentos seriam os mesmos do motim registrado no último dia 18 de março e são apontados como integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), conforme O POVO apurou. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A decisão judicial pelo afastamento da direção ocorreu após a presos internados em unidades de saúde descreveram supostas situações de tortura.

Conforme a SAP, os internos foram contidos pela Polícia Penal de plantão e responderão criminalmente pelo ato. A Secretaria informa que os profissionais estão bem e com a saúde preservada. 

"A SAP reforça que não cederá às tentativas do crime e que o Estado seguirá firma no controle da segurança prisional, no trabalho de ressocialização e valorização da Polícia Penal do Ceará", afirma. 

Após o afastamento da direção, defesa dos policiais penais apresentou um vídeo que mostra um motim na unidade. Nas imagens, os internos tentavam roubar as armas dos policiais penais. 

A advogada que faz a defesa dos policiais penais apontou que houve um motim de integrantes do PCC e que esses internos vieram de outra unidade.

Eles seriam os mesmos presos que foram alvo de operação do Ministério Público do Ceará (MPCE), na CPPL 3, acusados de realizar "salves" da organização criminiosa por meio de quentinhas. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

motim presos seguranca publica crime ceara presos jogam agua sanitaria policiais itaitinga

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar