Moradores relatam mais de 20 dias sem água em bairros de Itaitinga
Populares apontam falta de água ininterrupta desde o começo do mês de abril. Cagece justifica problemas como resultado do crescimento populacional
10:25 | Abr. 28, 2022
Os moradores do bairro Caracanga, em Itaitinga, sofrem há cerca de 20 dias com falta de água no Município, situado a 30,9 km de Fortaleza. Desde o início do mês de abril, os populares apontam que, em toda a área e nas adjacências, os problemas de abastecimento hídrico têm se perpetuado e seguem sem solução. Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) afirma que intermitência no abastecimento é resultado do crescimento populacional.
Para realizar as atividades cotidianas, os itaitinguenses têm feito uso de baldes e comprado garrafões de água para tomar banho, lavar utensílios de casa e suas roupas. De acordo com relatos feitos ao O POVO, carros-pipas enviados pela Prefeitura de Itaitinga e solicitados pelos habitantes passam com pouca frequência e, muitas vezes, não são o suficiente para suprir as demandas de todos.
Leia mais
Em entrevista ao O POVO, o frentista Paulo Sérgio, que reside no bairro Caracanga há dois anos, conta que desde quando chegou no local o problema de água existe.
“Os moradores mais antigos informam que isso ocorre há mais de cinco anos. Chegam a passar mais de seis dias sem água e, quando vem, é pela madrugada. Nisso, precisamos colocar despertador para acordar e torcer para que tenha água”, afirma.
Conforme o morador, todas as vezes que os habitantes tentam contatar a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) recebem uma resposta diferente. Em uma das ocasiões, titulares da empresa deram o prazo de resolução do problema até novembro de 2021. No entanto, Paulo Sérgio detalha que desde então a situação só piorou.
“Crianças, idosos e pessoas acamadas estão sem água. Somos cidadãos, amamos nosso município. Mas a conta vem todo mês, sem termos água. A Prefeitura diz que não pode fazer nada, eu clamo que seja solucionado ou que possamos ser ressarcidos dos valores cobrados, pois queremos o serviço que pagamos”, explica o frentista.
Nota da Cagece
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) notifica que: “a ocorrência no bairro Caracanga, em Itaitinga, trata-se de uma intermitência no abastecimento, ocasionada devido ao grande crescimento populacional da área. Para solucionar imediatamente a intercorrência, a Cagece está injetando uma nova adutora de 1300 mm na área, com o objetivo de complementar a pressão e a vazão do abastecimento no local. Este serviço será concluído até o final da próxima semana.
A companhia informa ainda que, ciente do crescimento da área e do aumento do fluxo de moradores, trabalha em um segundo projeto maior: a instalação de uma segunda adutora. O equipamento instalado terá maior diâmetro (1600 mm) e será suficiente para garantir, futuramente, a continuidade do abastecimento de água na região.”