Iracema registra maior chuva do Estado no dia; confira
Ceará registrou chuvas em pelo menos 55 municípios entre a manhã de sexta-feira, 5 e de sábado, 6. Região Jaguaribana teve as duas maiores médias
08:43 | Abr. 06, 2024
O município de Iracema, a 286,7 quilômetros de Fortaleza, registrou a maior chuva deste sábado, em todo o Estado, de acordo com dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Foram 62 milímetros (mm) de precipitação no período considerado como parâmetro, entre as 7 horas dessa sexta-feira e as 7 horas deste sábado.
Ao todo, ainda segundo os dados preliminares, choveu em pelo menos 66 dos 184 municípios do Ceará. Até as 8h30min deste sábado, apenas 74 cidades haviam informado sobre registros de precipitação.
Além de Iracema, os maiores registros de chuva foram em no açude Arrebita, em Forquilha (Ibiapaba), com 53 mm, e no posto Tapuiara, em Quixadá (Sertão Central), com 51 mm.
Já em Fortaleza, três postos de coleta registraram precipitação. A maior delas foi no Caça e Pesca, com 30 mm, seguido da Defesa Civil de Fortaleza, com 27,2 mm e da Fundação Maria Nilva (Água Fria), com 13,2 mm.
Leia mais
No Ceará, em abril, já choveu cerca de 65 mm, ante uma média histórica de 190,7 mm. A marca é 66% abaixo do esperado, mas ainda resta a grande maioria do mês.
Em fevereiro, o resultado foi 90% acima da média, registrando 230,5 mm. Já em março — tradicionalmente o mês mais chuvoso do ano no Ceará —, o resultado foi parecido, com 233,7 mm de registros de precipitação, o que fica 13,2% acima da normal histórica.
Previsão do tempo
De acordo com a Funceme, as chuvas devem continuar até pelo menos este sábado, 7, de forma isolada em todo o Ceará.
De acordo com a Fundação, as chuvas da madrugada foram causadas por áreas de instabilidades vindas do leste da região Nordeste do Brasil, que devem afetar principalmente o sul do Estado, e do Oceano Atlântico, causando chuvas na faixa litorânea.
As precipitações que estão previstas devem-se à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) — principal indutor da quadra chuvosa no Ceará —, que atualmente encontra-se em torno de 2 a 3ºS. Há ainda ação dos efeitos de brisa (terrestre e marítima) e da combinação de temperatura, umidade e relevo durante esta semana.