Sertão Central registra chuvas significativas nas últimas 24 horas, aponta Funceme

A uma semana para o fim de maio, somente duas de oito macrorregiões cearenses atingiram a média histórica do mês

09:42 | Mai. 25, 2020

Por: Leonardo Maia
Nuvens de chuvas se formando no céu. (foto: AURELIO ALVES)

Três municípios do Sertão Central registraram precipitação de pelo menos 70 milímetros nas últimas 24 horas, de acordo com dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). São eles: Deputado Irapuan Pinheiro (76 mm), Solonópole (70,4 mm) e Piquet Carneiro (70 mm). A macrorregião é historicamente conhecida como uma das mais secas do Estado.

Entre as 7 horas desse domingo e o mesmo horário desta segunda-feira, 25, choveu em pelo menos 45 municípios cearenses. O maior índice foi de 78 mm, no município de Iracema, na região Jaguaribana. As chuvas ficaram mais concentradas no Interior do Estado. Na Região Metropolitana de Fortaleza, choveu em Itaitinga e São Gonçalo do Amarante: 18 mm e 32 mm, respectivamente.

A uma semana para o fim de maio, apenas duas das oito macrorregiões cearenses atingiram a média histórica para o mês. O Cariri teve o maior registro, com 30% a mais do que é esperado para o período, enquanto o Sertão Central e Inhamuns está 3% acima do índice esperado.

Em situação mais crítica, o Litoral Norte, onde ficam os municípios de Granja e Camocim, por exemplo, tem chuvas 44% abaixo da média. É o primeiro mês deste ano, de acordo com dados não consolidados, que a macrorregião tem registro de chuva abaixo do esperado. Em janeiro, as chuvas observadas ficaram quase 90% acima da média histórica.

Em relação aos reservatórios, o Ceará tem 41 açudes sangrando, de acordo com dados do Portal Hidrológico. Outros 16 estão com volume superior a 90% e 50 têm estão com menos de 30% de sua capacidade preenchida. Considerando todo o sistema, o Estado conta com 34,4% de sua capacidade hídrica.

Previsão

Nesta segunda-feira, o Ceará tem predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões do Estado com chuva isolada na Ibiapaba, no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva. Na Capital, o céu deve variar de parcialmente nublado a claro em todo o período.

Para os próximos dois dias, a Funceme prevê predomínio de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões.

Veja as 10 maiores chuvas do dia:

Iracema (Posto: Canafistula) : 78.0 mm

Deputado Irapuan Pinheiro (Posto: Betania) : 76.0 mm

Solonópole (Posto: Solonopole) : 70.4 mm

Piquet Carneiro (Posto: Ibicua) : 70.0 mm

Iracema (Posto: Bastioes) : 59.0 mm

Iracema (Posto: Ac.santo Antonio Bastioes) : 56.0 mm

Iracema (Posto: Iracema) : 51.0 mm

Jaguaribe (Posto: Feiticeiro) : 45.0 mm

Iracema (Posto: Ema) : 44.0 mm

Solonópole (Posto: Acude Tigre) : 38.0 mm