Chacina no Ceará: quatro pessoas são mortas e criança é ferida dentro de casa em Ibicuitinga

Uma ofensiva com equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil foi desencadeada e segue em andamento, de forma ininterrupta

12:22 | Fev. 11, 2023

Por: Bruna Lira
Polícia Militar do Ceará (foto: Divulgação/SSPDS)

Quatro pessoas foram assassinadas dentro de casa no Interior do Ceará, na madrugada deste sábado, 11. A chacina ocorreu no município de Ibicuitinga, a 197,8 km de Fortaleza. Uma criança ficou ferida a bala.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as vítimas se tratam de dois homens e duas mulheres ainda não identificados oficialmente. Haveria parentesco entre eles. 

A pasta informa que uma ofensiva, com equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG), Força Tática (FT), Comando Tático Rural (Cotar), Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), foi desencadeada e segue em andamento, de forma ininterrupta.

Além de equipes da PMCE e da PC-CE, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi acionada para a ocorrência.

Chacinas no Ceará nos últimos anos

A chacina registrada na manhã deste sábado em Ibicuitinga foi a primeira ocorrida neste ano no Estado — levando em conta episódios que deixaram quatro ou mais mortos. No ano passado, três chacinas deixaram 13 mortos. Os crimes foram registrados em Juazeiro do Norte (em 8 de fevereiro, deixou cinco mortos), São João do Tauape (na comunidade do Lagamar, em 18 de fevereiro, deixou quatro mortos) e em Monsenhor Tabosa (em 24 de maio, deixou quatro mortos).

O número de chacinas registradas em 2022 foi uma redução em relação a 2021, quando sete ocorrências deixaram 31 mortos (no Parque São Gerardo, em Caucaia; no Barroso, em Fortaleza; em Boqueirão das Araras, em Caucaia; em Chorozinho; em Guaraciaba do Norte; em Viçosa do Ceará; e na Sapiranga, em Fortaleza).

Desde 2015, 36 chacinas já foram registradas no Estado, conforme o levantamento A Era das Chacinas, feito por O POVO. Ibicuitinga já havia registrado uma chacina em 2004, que deixou sete mortos. O crime foi motivado pela desavença entre duas famílias, que vinham, há cerca de seis anos, em um confronto que deixou mortos em ambos os lados.

O crime ocorreu na CE-265, quando o carro em que cinco das vítimas trafegavam teve um problema mecânico. Duas outras vítimas pararam para ajudá-los quando os executores chegaram e mataram todos as sete pessoas. Apenas Manuel Rodrigues de Oliveira e Francisco Hernandes de Oliveira eram alvo da ação.

Eles foram mortos junto a Francisca Vanderleia da Silva Oliveira, Francisco Anunciado Leandro Junior, Daniel Saraiva Pinheiro, Paulo Washington Farias e Jocelio Arruda Ferreira. Nova pessoas foram acusadas pelo crime.