Homem é denunciado por atropelar e matar PM de serviço em Ibaretama

Benessias Miguel André estava embriagado e não tinha habilitação, conforme o MPCE

18:34 | Dez. 04, 2023

Por: Lucas Barbosa
Cícero Martins de Sena tinha 59 anos e era subtenente da Polícia Militar (foto: Divulgação/APS)

Um homem de 26 anos foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPCE) por atropelar e matar o subtenente da Polícia Militar Cícero Martins de Sena, de 59 anos. O caso ocorreu no último dia 12 de novembro, por volta de 1h40min, na avenida João Ricardo da Silveira, em Ibaretama, no Sertão Central do Estado.

Conforme o MPCE, Benessias Miguel André conduzia uma motocicleta em estado de embriaguez. Ele também não possuía habilitação. A motocicleta, primeiramente, chocou-se contra um automóvel que estava estacionado na avenida, antes de atingir o ST Martins, que estava de serviço.

"Em dado momento, então, não bastasse o estado de embriaguez, o denunciado passou a conduzir o veículo de forma irresponsável, acelerando a motocicleta e imprimindo maior velocidade ao passar por uma rotatória próxima ao local do fato, conforme explicado em depoimento testemunhal", afirma a denúncia, assinada pelo promotor Bruno de Albuquerque Barreto.

O PM, primeiramente, teve uma lesão exposta na tíbia da perna esquerda e foi encaminhado a uma unidade de saúde. Horas depois, porém, sua situação se agravou e ele morreu. O MPCE apresentou como qualificadoras do homicídio o emprego de meio que resultou perigo comum e a utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima.

O órgão ministerial ainda pugnou pelo pagamento de indenização por danos morais e materiais aos familiares do PM. A denúncia aguarda recebimento por parte da Justiça.

À época do episódio, a PM divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do subtenente. "O PM ingressou na Corporação em 4 de abril de 1988 e desempenhou seu trabalho em prol da segurança do povo cearense", afirmou a corporação.

"Atualmente, encontrava-se lotado na 1º Companhia do 9° Batalhão Policial Militar (1º Cia / 9°BPM)". A Associação dos Profissionais da Segurança (APS) também lamentou a morte de Cícero.

"A APS expressa suas condolências aos familiares, parentes, amigos e admiradores desse dedicado guerreiro, que contribuiu significativamente para a segurança da sociedade cearense. Neste momento de luto, nossos pensamentos estão com todos aqueles que compartilham a dor dessa perda".