Franzé do Hospital: suspeito de matar vereador tinha mandado de prisão em aberto

Arma de fogo e munições foram apreendidas com o suspeito, que possuía mandado de prisão preventiva em aberto por outro crime. Pelo antecedente de um latrocínio, ele já tinha pena de 15 anos de prisão

19:05 | Ago. 12, 2022

Por: Jéssika Sisnando
O vereador Francisco José dos Santos, conhecido como Franzé do Hospital, tinha 44 anos de idade e atuava na Câmara Municipal de Horizonte desde 2016 (foto: Reprodução/Instagram)

O homem preso nesta sexta-feira, 12, suspeito de envolvimento na morte do vereador Francisco José dos Santos, o Franzé do Hospital, tinha mandado de prisão preventiva em aberto. O parlamentar foi assassinado no dia 5 de agosto, em uma churrascaria no município de Horizonte. Fábio Araújo de Sousa, de 29 anos, já possuía antecedentes criminais, e o mandado era referente a um latrocínio, com pena de 15 anos de prisão. O suspeito teria invadido o estabelecimento com arma em punho, rendido o grupo de cinco vereadores que almoçavam no local, e mandado que todos deitassem no chão. Franzé foi atingido com aproximadamente cinco tiros.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na ação, uma arma de fogo e munições foram apreendidas. O homem foi conduzido à Delegacia Regional de Sobral, onde será ouvido. 

Fábio foi localizado no bairro Centro, em Massapê, e é apontado como o executor do crime contra o vereador. As informações são da SSPDS. Além do antecedente por latrocínio, quando há roubo seguido de morte, ele já respondia por crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Na regional de Sobral, o homem foi autuado por porte ilegal de arma de fogo. Conforme o órgão, Fábio está à disposição da Justiça. A prisão foi realizada a partir de um trabalho de troca de informações entre a Polícia Civil do Ceará (PCCE) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE). A motocicleta usada na ação criminosa contra o vereador havia sido apreendida anteriormente.

O Secretário Sandro Caron, o secretário-adjunto da Polícia Civil do Ceará, Márcio Rodrigo Gutiérrez Rocha. e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Oliveira concederam entrevista coletiva sobre o caso durante a inauguração do 1º território do Comando da Polícia Militar do Ceará para Prevenção e Apoio às Comunidades e o Projeto Acolher.

Sandro Caron relatou que a partir do momento em que ocorreu o homicídio de Franzé, a Polícia Civil inciou as investigações através da Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). "Como fruto desses trabalhos, a Polícia Civil identificou o executor desse homicídio. Há três dias a Polícia Civil apreendeu a motocicleta que ele usou na prática da execução. Essa moto ele havia, conforme as investigações, roubado no meio do mês de julho em Horizonte. Essa motocicleta foi apreendida. Imediatamente a Polícia Civil realizou o cerco, a Polícia Militar conseguiu localizá-lo e prendê-lo", informou.

Além de detalhar que o homem era foragido, Sandro Caron ressaltou que ele tem mais de 15 anos de prisão para cumprir em relação ao latrocínio cometido anteriormente.

Franzé do hospital atuava na Câmara Municipal de Horizonte desde 2016, onde estava no 3º mandato. Os quatro vereadores que estavam com ele na churrascaria prestaram depoimento à Polícia Civil sobre o caso. Todos estavam abalados com o crime e lamentaram a perda do colega.