Professor comove alunos durante dinâmica com espelho em escola de Horizonte

Ação envolvendo um espelho e discurso de acolhimento e motivação pode parecer simples, mas causou comoção em turma de estudantes do 6º ao 9º ano

08:35 | Jun. 08, 2022

Por: Levi Aguiar
Professor e alunos se emocionam em dinâmica escolar, em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). (foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Para muitos estudantes, o período dentro da escola é um refúgio dos problemas externos, um momento para criar laços. Foi mais ou menos isso que observamos no vídeo do professor João Paulo Fernandes (@jpfernandesoficial), durante dinâmica em sala de aula, no município de Horizonte. A ação envolvendo um espelho e discurso de acolhimento e motivação pode parecer simples, mas comoveu os alunos das turmas de 6º ao 9º ano, da escola de Ensino Fundamental Fernando Augusto Nogueira.

As imagens viralizaram nas redes sociais nesta semana. Veja o momento:

“No momento da dinâmica, eu relatava aos alunos diversas características positivas. Para descobrir de quem eu estava falando, eles tinham que olhar dentro da caixa. No momento de abrir a caixa, eles se depararam com um espelho e se emocionavam”, conta Fernandes.

O intuito da interação era promover um espaço de acolhimento para aqueles jovens: “Eu percebi que os alunos voltaram do ensino remoto com o psicológico mais afetado. Os alunos e os professores estão vivendo um adoecimento mental. Isso me incomoda. Não se pode recuperar a aprendizagem sem recuperar a mente dessas crianças”, argumenta.

Ele conta que a ação, nomeada “Despertando sonhos”, teve como saldo o carinho e o incentivo para lutar por uma escola mais humana. “Os estudantes me abraçaram e contaram a realidade deles. Isso é muito forte! Essas ações são momentos de refúgio para todos nós. Eu queria acordar todas as pessoas e os gestores para isso. Precisamos dar apoio psicológico aos estudantes e professores. A família precisa apoiar os filhos”, conclui o professor.