Guaramiranga registra maior chuva do dia no Ceará
Principais acumulados se concentraram nas regiões próximas ao litoral do Estado. Litoral de Fortaleza teve oito das dez maiores chuvasO município de Guaramiranga, a 99 quilômetros (km) de Fortaleza, registrou a maior chuva desta quinta-feira, 7, segundo dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Foram 71,6 milímetros (mm), segundo dados preliminares. Ainda de acordo com a Fundação, a região do Litoral de Fortaleza foi uma das mais afetadas, com oito das dez maiores precipitações.
Dentre essas chuvas próximas à Capital, as mais significativas foram nas cidades de Caucaia, com 70 mm, e Maranguape, com 60 mm, respectivamente segundo e terceiro maiores registros do Estado desde a manhã da última quarta-feira, 6.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Além de Fortaleza, os litorais do Pecém, Norte e o Maciço de Baturité, regiões mais próximas ao mar que banha o Ceará, registraram a maioria das chuvas do Estado no período, ao contrário dos pontos mais ao sul, como o Sertão Central e Inhamuns, onde apenas dois municípios tiveram índices observados.
Com 59 milímetros, a Capital enfrentou alguns problemas, como semáforos apresentando falhas e trânsito lento. Procurada pelo O POVO, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) afirmou que cerca de 4,5% da rede semafórica foi comprometida nesta manhã devido a problemas no fornecimento de energia e furto de cabos.
Ainda segundo a pasta, agentes e operadores atuam nos principais cruzamentos de maior fluxo veicular para disciplinar a circulação
De acordo com a Defesa Civil de Fortaleza, três riscos de desabamento foram registrados durante a madrugada desta quinta, 7.
Os casos estão situados nos bairros Barra do Ceará, Itaperi e Mondubi. Todo têm baixa gravidade, de acordo com a Defesa Civil.
Previsão do tempo
Até a próxima sexta-feira, 8, a expectativa para o Ceará é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva na faixa litorânea, além de chuvas isoladas nas demais macrorregiões, segundo a Funceme.
Esse deve ser o cenário também no próximo sábado, 9, pelo menos na faixa litorânea. Nas regiões mais adentro do Ceará, há previsão de alta possibilidade de chuva.
A Fundação também explica que a ocorrência dessas chuvas se deve a uma maior atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), somada a fatores locais como sistemas de brisa e umidades elevadas.